DGS: Há mais 60 novos casos de Covid-19 no Alentejo

Dados do boletim epidemiológico deste domingo, 13 de Setembro

Há mais 60 pessoas infetadas com o novo coronavírus no Alentejo, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS) deste domingo, dia 13 de Setembro, que acaba de ser divulgado.

Isto significa que o número de casos acumulados desde o início da pandemia é agora de 1114, na região alentejana.

Entre os diversos surtos de Covid-19 no Alentejo, está o de Santiago do Cacém, onde ontem já havia um total de 31 novos casos.

Segundo Álvaro Beijinha, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, a comissão municipal de Proteção Civil reúne-se amanhã, segunda-feira, para delinear um conjunto de medidas a adotar nos próximos dias.

Na sequência desta situação, o Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém também decidiu cancelar a reabertura das aulas na segunda-feira para os alunos do primeiro ciclo.

O surto do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Santiago do Cacém está relacionado com um outro que teve origem em Sines, detetado em 27 de Agosto, que motivou rastreios nos concelhos vizinhos de Alcácer do Sal, Santiago do Cacém e Grândola.

Este surto, que as autoridades locais designaram como “surto ‘Champions'”, teve origem num grupo de pessoas com “grau de proximidade elevado” que se juntaram em Sines para assistir pela televisão à final da Liga dos Campeões de futebol e “ficaram contagiadas”, de acordo com a responsável da unidade local de saúde pública, Fernanda Santos.

Este mesmo surto levou, no sábado, ao encerramento de um restaurante em Melides, no concelho de Grândola, após a deteção de três casos positivos entre os proprietários e funcionários do estabelecimento.

Também a causar preocupação está o surto detetado num lar ilegal de Évora. Ontem, a Autoridade de Saúde Pública e o ACES Alentejo Central tinham revelado que, do total de 39 pessoas testadas no lar, «até ao momento estão confirmados 29 utentes e sete funcionários positivos».

Este sábado, os utentes de um lar ilegal em Évora infetados foram transportados para o hospital da cidade, para «confirmação de eventuais critérios de internamento» nesta unidade.

No vizinho Algarve há hoje 20 novos casos de Covid-19. Em números acumulados desde o início da pandemia, foram já 1234 as pessoas infetadas com o novo coronavírus, na região algarvia.

São, apesar de tudo, pequenos contributos para o total de novas infeções registadas em todo o país, desde ontem, que atingiu 673.

Lisboa e Vale do Tejo, com mais 319 casos (para um total em números acumulados de 32 732) e o Norte, com novos 236 casos (total de 23 233) foram as regiões do país que mais contribuíram para este crescimento.

Houve também um acréscimo no número de mortes, que foi de 7, 6 delas na região Lisboa e 1 no Norte.

Por outro lado, há hoje apenas 175 recuperados, elevando para 444 069 o número de pessoas que já debelaram a Covid-19, no nosso país.
Quanto a casos ativos, num dia em que as novas infeções suplantaram largamente o número de recuperados, são mais 491, tendo o total subido para 18047.

O número de pessoas internadas em hospitais de todo o país subiu para 452, mais 14 que no boletim da DGS de ontem. Mesmo assim, foi um acréscimo menor que no dia anterior. Destes, 57 estão na unidade de cuidados intensivos (menos 2).

Há, neste momento, 36 398 pessoas em contacto de vigilância, mais 343 que ontem.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub