Projeto vai dar “Mergulho na História” subaquática do litoral alentejano

As tarefas desenvolvidas neste projeto foram financiadas pelo Orçamento Participativo Portugal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) assinaram, no passado dia 7 de Agosto, um protocolo de colaboração para a concretização do projeto “Um Mergulho na História” que quer ajudar a descobrir o património subaquático do litoral alentejano. 

Este projeto tem como principais objetivos o desenvolvimento de um sistema de informação geográfico que suporte processos de decisão e gestão do património cultural subaquático, o registo, análise e inventariação dos sítios arqueológicos do litoral alentejano, a caracterização dos vestígios arqueológicos relacionados com o património cultural náutico e subaquático e a criação de conteúdos em formato digital (virtual e realidade aumentada).

A isto, junta-se a promoção do envolvimento das populações locais na temática da arqueologia náutica e subaquática como um valor cultural comum e a formação e treino em arqueologia náutica e subaquática a alunos do ensino superior.

As tarefas desenvolvidas neste projeto foram financiadas pelo Orçamento Participativo Portugal e têm a duração prevista de 24 meses.

A proposta – “Um Mergulho na História” – foi considerada elegível para a área da cultura, tendo obtido uma votação que a tornou vencedora.

Comentários

pub