Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Festa da Espiga, de Salir, está na final das 7 Maravilhas da Cultura Popular, depois de ter sido uma das vencedoras da meia-final disputada este domingo, 24 de Agosto…em Salir. 

Esta gala, que teve transmissão em diretor na RTP1 e foi emitida a partir da vila de Salir, no interior do concelho de Loulé, apurou a Festa da Espiga como uma das 7 finalistas.

«Este será certamente um momento que ficará na história da freguesia de Salir. Foi com grande satisfação e um enorme orgulho, associado à grande responsabilidade de receber uma das meias -finais deste concurso em Salir, que aceitámos o honroso convite do presidente das 7 Maravilhas e da RTP», diz Deodato João, presidente da Junta de Freguesia de Salir.

maozorra

«Isto é serviço público. Para nós é muito importante, termos assim a oportunidade de promover a nossa freguesia, o concelho de Loulé e o interior do Algarve, um interior repleto de História, cultura, gastronomia, artesanato, de paisagens deslumbrantes e gentes únicas no seu bem receber», acrescenta.

Para Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas, a meia final «expressou bem o sentimento de orgulho nacional patente em todos os candidatos a concurso», demonstrando «a força da cultura popular portuguesa, sobretudo num palco como a vila de Salir, que acolheu esta meia-final, no coração de um Algarve muito turístico, mas que soube preservar e sabe disfrutar das suas tradições mais populares».

A Festa da Espiga, cuja candidatura às 7 Maravilhas tem como padrinho Reinaldo Teixeira, realiza-se no dia da espiga e é «uma celebração cujas origens são atribuídas a prática pagã dos tempos celtas e romanos e também à celebração cristã da Festa da Ascensão», explica a Junta de Freguesia de Salir.

«Nesse dia as pessoas iam ao campo e compunham o seu ramo da espiga, que ficava pendurado atrás da porta de casa até ao ano seguinte, quando era substituído por outro ramo, simbolizando a prosperidade e sorte para as colheitas».

Concebida nos idos anos 60, pelo salirense José Viegas Gregório, esta Festa ganhou uma dimensão regional, tornando-se um cartaz turístico do interior, recebendo milhares de visitantes que aqui se deslocam para apreciar o cortejo etnográfico, o artesanato, a gastronomia, o folclore, a poesia popular e toda a animação musical.

Aos 7 finalistas conhecidos este domingo vão-se juntar os outros sete que irão ser apurados no dia 30 de Agosto, na segunda meia-final a realizar-se em Torres Novas.

A final, por sua vez, realiza-se a 5 de Setembro, em Bragança, e será transmitida pela RTP, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados nas Meias-Finais, vão ser eleitos 7 patrimónios pelos portugueses como as 7 Maravilhas da Cultura Popular.

 

Finalistas conhecidos na gala de ontem em Salir:

Braga – Festas de São João de Braga – Braga

Castelo Branco – Criptojudaísmo de Belmonte – Belmonte

Faro – Festa da Espiga – Salir

Guarda – Festa da Transumância e dos pastores– Seia

Lisboa – Colete Encarnado – Vila Franca de Xira

Lisboa – Santo António, Festas de Lisboa– Lisboa

Madeira – Bailinho da Madeira – Calheta

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Biblioteca de Loule_er

Livro “A Bíblia – em quadras” apresentado em Loulé

sergio leite conservatorio loule orgao sinfonico_ PL (2)

Silêncio que se vai construir o órgão sinfónico da Matriz de Loulé