Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Peças produzidas no âmbito do TASA – Técnicas Ancestrais, Soluções Atuais, que alia o artesanato e a tradição ao design e à inovação, vão estar patentes entre os dias 2 e 30 de Setembro no Centro Interpretativo de Vila do Bispo.

O TASA é um «projeto que visa afirmar e divulgar a atividade artesanal como profissão de futuro», segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, promotora da iniciativa.

Este trabalho está a ser garantido há muito pela ProActiveTur – Turismo Responsável, «empresa que se comprometeu a preservar todos os princípios que estão na base da criação do projeto, a expandir as suas atividades nacional e internacionalmente e a valorizar as artes e os ofícios tradicionais».

lagos eventos

«Trabalhando diretamente com artesãos que utilizam materiais e técnicas artesanais, saberes que têm vindo a ser transmitidos de geração em geração, a interação com jovens designers resulta em produtos utilitários com uma estética contemporânea, proporcionando igualmente a integração de novos artesãos e técnicas artísticas e a multiplicação de contactos e promoção de trabalho conjunto com diversos profissionais, nomeadamente gabinetes de arquitetura, plataformas eletrónicas de vendas, etc», descreveu a CCDR algarvia.

«Os territórios rurais em áreas de baixa densidade apresentam diversas fragilidades, nomeadamente a erosão gradual dos saberes acumulados ao longo de milénios e o risco de se perderem as artes dos artesãos que, por circunstâncias várias, não têm vindo a ser transmitidas às novas gerações, pelo que o artesanato é uma atividade económica que deverá continuar a ser valorizada e que nestes últimos anos, graças ao esforço de muitos, tem vindo a recuperar posição», concluiu a mesma entidade.

Para saber mais sobre o TASA pode visitar o site do projeto, «que dispõe de informação sobre os materiais, artesãos e designers envolvidos, bem como a história do projeto, artigos de investigação e notícias, nas diversas redes sociais ou na loja em Loulé, onde poderá ver e adquirir todos os produtos disponíveis».

 

Sul Informação

 

 



lagos eventos
festival de caminhadas

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

a "Toalha da Unidade – Toalha da Vitória da Ucrânia" é um “projeto iniciado em 2024 em Tallinn (Estónia) por ocasião do Dia dos Defensores e Defensoras da Ucrânia. O seu principal objetivo é unir ucranianos de todo o mundo através do bordado conjunto de toalhas, simbolizando a unidade, a força de espírito e a aspiração à vitória”.
A toalha tem estado a ser elaborada em vários locais, incluindo Lagos, onde será exposta no dia 6, recebendo nesse momento as partes que foram confecionadas no concelho. O ato vai ser protagonizado pelo presidente da Câmara Municipal e pela presidente da Assembleia Municipal de Lagos, na presença do presidente da Oranta, do executivo municipal e de todas as entidades que pretendam testemunhar este momento simbólico de solidariedade pela causa do povo ucraniano e defesa da paz

Exposição em Lagos mostrou a «riqueza cultural» da Ucrânia

© Jorge Graça - Empreita de Palma

Loulé Criativo alarga prazo de inscrição para residência artística de palma, esparto e cana