“Alentejo, Patrimónios” leva o público a visitar o melhor da cultura alentejana

Em 2020, haverá apenas quatro visitas, que servirão como experiência piloto

O projeto “Alentejo, Patrimónios”, criado para dar a conhecer o melhor da cultura alentejana, vai ser lançado no dia 22 de Agosto, um sábado, na Vila de Alcaçovas, no concelho de Viana do Alentejo.

Esta iniciativa, promovida pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), em colaboração com vários Municípios e associações da região pretende «mostrar a diversidade cultural da região, dignificar os atores do saber-fazer tradicional, valorizar o território em todas as suas especificidades diferenciadoras e provocar novas dinâmicas que ajudem o turismo e a economia locais».

Para isso, serão realizadas visitas temáticas para «valorizar e promover o património cultural da região, de uma forma alargada e diferenciadora dando ênfase a realidades culturais que, muitas vezes, passam despercebidas e são pouco valorizadas», segundo a DRCAlentejo.

«Entre visitas a oficinas e outros espaços de criação, ou a locais de encontro entre protagonistas da cultura que aqui se produz, “Alentejo, Patrimónios” procurará dar a conhecer aos visitantes o que por aqui se faz, mostrar o como se faz, as razões destes saber-fazer, contribuindo para criar formas que permitam a continuidade das atividades artesanais, justifiquem a abertura de museus e outros espaços de exposição», diz a mesma entidade.

«Num território tão amplo, diverso e múltiplo como é o Alentejo, a atividade artesanal e os recursos naturais do território assumem uma importância extraordinária no tecido socioeconómico, que importa proteger e promover, com vista à sua sobrevivência e à sua continuidade», acrescentou.

Dado o contexto de pandemia que se vive, em 2020 haverá «apenas quatro visitas, com um número máximo de 14 participantes cada, que servirão para criar um modelo que se pretende seja aproveitado e rentabilizado por outras entidades, adaptando-se às normas de saúde pública definidas».

A visita à vila de Alcáçovas, marcada já para este mês, vai centrar-se na arte chocalheira, «cujo fabrico viu, em 2015, o seu nome inscrito na lista da UNESCO do Património Cultural Imaterial da Humanidade».

«Nesta experiência piloto estão ainda previstas, até ao final do ano, viagens temáticas em torno dos Barros de Beringel (26 de Setembro), dos cereais e da molinagem no território do rio Mira (Odemira, 3 de Outubro) e dos Bonecos de Estremoz (17 de Outubro)», concluiu a DRCAlentejo.

 

 

 



Comentários

pub