Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

As vilas e cidades do Algarve vão ter um «alojamento local para aves». Este é o nome do projeto aprovado pela agência para a Modernização Administrativa, no âmbito do Orçamento Participativo Portugal e proposto por Fábia Azevedo.

O projeto, de âmbito regional, venceu o OPP com um financiamento de 150 mil euros e terá a duração de 24 meses.

Para o concretizar foi agora assinado um protocolo de colaboração entre o ICNF – Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve e a Associação Vita Nativa – Conservação da Natureza, da qual Fábia Azevedo é dirigente e fundadora.

jf-quarteira

O objetivo deste «alojamento local para aves» é «fomentar o interesse e proporcionar um contacto mais direto da população» com a avifauna, «aumentar a disponibilidade de abrigo» para as espécies de passeriformes, com enfoque para os chapins e rapinas urbanas, e ainda «sensibilizar a população para a importância das aves no bem-estar dos ecossistemas urbanos do Algarve».

Serão instalados dispositivos de captação de imagens em caixas-ninho ocupadas, para transmissão em direto das imagens obtidas, através de uma plataforma online de acesso público, a criar.

Segundo o ICNF, a concretização do projeto enquadra-se nas suas competências, já que este organismo «tem por missão propor e executar políticas integradas de ordenamento e gestão do território, em articulação com entes públicos e privados, nos domínios da conservação da natureza, da biodiversidade e das florestas».

 

Saiba mais sobre a Associação Vita Nativa clicando aqui.

 

 



vamos à vila 2025

Também poderá gostar

ZEC da Cabrela

Há uma área do Alentejo com 56 mil hectares classificada como Zona Especial de Conservação

Crias de lince iberico (3)

Quer trabalhar com linces? O Centro Nacional de Reprodução de Lince-ibérico procura voluntários

observador-procurar-tartaranhao-2_DianaDias_1540x750-1540x683

Rede Nacional de Santuários para Aves “supera expectativas” e inicia trabalhos no terreno