Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Portugal foi excluído da lista do Reino Unido de países seguros para viajar, mas a estratégia do Algarve – e do país – de combate à Covid-19 está a suscitar interesse britânico. Cientistas da UK Science & Innovation Network Office estiveram reunidos com o Algarve Biomedical Center (ABC) com o objetivo de implementar, no Reino Unido, o método de pool que permite fazer análises «de forma mais rápida e barata». 

A notícia foi avançada pelo jornal The Telegraph que, na sua edição do passado domingo, 19 de Julho, escrevia que o Reino Unido «se virou para Portugal» e para a sua estratégia de «testes massivos» à Covid-19.

É que este método, escreve o jornal, pode «ajudar a prevenir o avanço da doença, reduzindo o número de mortes».

jf-quarteira

Ao Sul Informação, Nuno Marques, presidente do ABC, explicou que os cientistas britânicos estiveram reunidos, em Junho, com o Algarve Biomedical Center para «lhes explicarmos o nosso protocolo de pooling», desenvolvido por este consórcio que junta o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e a Universidade do Algarve (UAlg).

A ideia é «facilitar a sua implementação» no Reino Unido. «O que eles nos disseram foi que querem implementar, mas a decisão de avançar ou não pode não passar apenas pelos cientistas», acrescentou.

E que método é este? «No pooling, basicamente agrupamos amostras. Ou seja, em vez de estarmos a fazer a análise amostra a amostra, juntamos 10 a 10. Analisamos em conjunto e isto permite que, quando estamos a fazer testes em rastreio com prevalência de negativos, se um for negativo, quer dizer que todos o são», explicou Nuno Marques ao nosso jornal.

No fundo, o benefício desta estratégia é que aumenta a capacidade laboratorial e dá uma resposta mais rápida.

«Se houver algum positivo, vamos ver individualmente qual é e isso permite uma maior facilidade e rapidez», exemplificou o presidente do ABC.

Este foi um método desenvolvido pelo Algarve Biomedical Center e que surgiu depois «da leitura de um artigo em Março».

 

Sul Informação
Nuno Marques

«O que fizemos foi uma aplicação prática do que estava no artigo e passámos de algo que era investigação para aplicação prática», explicou.

Além da rapidez, o pooling é um método «mais barato», uma vez que, «em termos de reagentes, usa menos para um grupo de 10».

«É mais barato e mais rápido. Não necessita também de equipamentos e de tecnologia mais avançada do que aquela que já estávamos a usar. Estamos a usar equipamentos de PCR. Não há tecnologia nova», explicou.

Para Nuno Marques, este interesse internacional (também já houve reuniões com entidades espanholas, italianas e polacas) é a prova do trabalho que o ABC tem vindo a desenvolver no combate à Covid-19.

«É um reconhecimento para o ABC e para o nosso trabalho, principalmente pelo facto de estarmos a aliar a questão da investigação à sua execução prática», considerou.

E este interesse surge até de nações que excluíram Portugal da lista de países seguros… como o Reino Unido. Esta decisão, disse Nuno Marques, foi tomada usando apenas «um único indicador: o número de casos por 100 mil habitantes».

«Ora, isso não teve em conta o facto de estarmos a testar mais, a identificar assintomáticos… Estamos, sim, a tornar o país mais seguro», atirou.

De resto, a fórmula “testar, testar, testar”, que tem sido usada por Portugal desde o início da pandemia, merece elogios de Nuno Marques.

«É o que nos dá mais segurança. Há uma correlação direta entre o número de testes que fazemos e a mortalidade. Ou seja: quanto maior o número de testes que são feitos, menor é a mortalidade e o nosso país está muito bem neste índice. Ao fazer mais testes, vamos descobrir mais casos assintomáticos e não testamos apenas quem tem sintomas, como fazem outros países. Temos mais casos, mas aumentamos a segurança», concluiu.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 

 



Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

Sul Informação - Loulé cria bolsa de 200 mil euros para atrair médicos ao novo Centro de Saúde Universitário

Loulé cria bolsa de 200 mil euros para atrair médicos ao novo Centro de Saúde Universitário

Sul Informação - Centro de Saúde Universitário de Loulé vai ser inaugurado em Maio

Centro de Saúde Universitário de Loulé vai ser inaugurado em Maio

Sul Informação - Novo edifício vai acolher Centro de Procriação, ressonância e PET em Loulé

Novo edifício vai acolher Centro de Procriação, ressonância e PET em Loulé