Refúgio de Amália no Brejão foi palco para celebrar centenário [com áudio]

Ana Moura, Fábia Rebordão, Katia Guerreiro e Ricardo Ribeiro estiveram entre os artistas que homenagearam Amália

 

O centenário do nascimento de Amália Rodrigues foi assinalado, no Brejão, em Odemira, esta quinta-feira, 23 de Julho, com um concerto comemorativo na Herdade de Amália, onde a artista construiu uma casa à beira mar que lhe serviu de “refúgio” para descansar entre digressões pelo país e pelo mundo.

O concerto, em formato ópera-fado, como o classificou o seu diretor musical Jorge Fernando, em entrevista à Rádio Internacional de Odemira (RIO), que pode ouvir abaixo, teve a participação de veteranos consagrados como o próprio Jorge Fernando e José González, responsável pela componente artística, e outros nomes já com palmarés no mundo do fado, como Ana Moura, Fábia Rebordão, Katia Guerreiro ou Ricardo Ribeiro.

Participaram ainda nesta homenagem a Amália, nomes emergentes como Marco Rodrigues e Sara Correia.

 

 

Promovido pela Fundação Amália, o espetáculo foi uma homenagem a uma artista que será, como foi dito na mensagem enviada pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, “uma presença constante na nossa vida e na nossa história e nosso eterno património”.

Este concerto comemorativo teve o título “Bem-vinda sejas Amália”, frase escrita num cartaz de forma carinhosa pelos soldados portugueses para receberem a diva do fado, quando ela se deslocou a Moçambique, em 1969, para atuar para os feridos de guerra.

Ao longo do espetáculo, o público foi sublinhando com aplausos os temas inesquecíveis de Amália Rodrigues e, no final, aplaudiu de pé os músicos que fizeram regressar à casa de férias e descanso a sua música e a sua alma.

 

Pode ouvir aqui um pouco daquilo que foi este concerto:

 

Nota: Este é mais um artigo que resulta da colaboração do alentejo.sulinformacao com a Rádio Internacional Odemira (RIO).

Comentários

pub