O PSD/Loulé «exige a demissão imediata da vereadora Heloísa Madeira, que detém o pelouro do Urbanismo na Câmara Municipal». Em comunicado, os social-democratas louletanos dizem que a vereadora «não reúne quaisquer condições para se manter no cargo, e se não se retirar pelo próprio pé, deve ser o presidente da autarquia a exonerá-la».
A tomada de posição do PSD de Loulé surge um dia depois de Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, ter anunciado, em conferência de imprensa, que o DIAP e a CCDR Algarve vão averiguar possíveis irregularidades no departamento de urbanismo da autarquia e que o chefe da divisão de Urbanização e Edificação colocou o lugar à disposição.
No comunicado, o PSD/Loulé acusa o executivo camarário de Loulé de «pressionar a demissão da chefia direta do processo, ignorando completamente quaisquer responsabilidades políticas».
Para os social-democratas, o técnico que, segundo o PSD/Loulé, foi «convidado a demitir-se, serve assim como o verdadeiro bode expiatório da situação, isto depois da vereadora Heloísa Madeira ter reiterado por várias vezes a confiança neste neste mesmíssimo técnico».
O PSD/Loulé acusa ainda Vítor Aleixo de «desviar atenções e tentar salvar a face da sua vereadora», ao promover «um número de puro ilusionismo», anunciando, em conferência de imprensa, «com toda a pompa, a entrega ao Ministério Público do processo que deu origem à denúncia de dualidade de critérios. Para ele, é assunto arrumado e encerrado».
Com isto, diz o PSD, «Vítor Aleixo quer passar a imagem de que nada sabe, nada tem a ver com isso, e nem sequer é responsável».
No entanto, refere a concelhia social-democrata, «existam ou não suspeitas, e sejam elas fundadas ou infundadas, é sobre os políticos que gerem a câmara municipal que recai a responsabilidade da estrutura por si nomeada».
Por tudo isto, «se numa área tão importante como o Urbanismo existem suspeitas de irregularidades num departamento cujas chefias são todas da confiança direta da vereadora que detém o pelouro, a esta não lhe resta outro caminho que não ela própria apresentar a sua demissão», acrescenta o PSD/Loulé.
Sobre a averiguação do Ministério Público, o PSD/Loulé diz esperar que esta «seja célere e eficaz, para colocar um ponto final neste desastre que Vítor Aleixo é incapaz de controlar».