Programa Municipal de Apoio à Cultura de Beja esgotou candidaturas

As propostas apresentadas ao abrigo do PEAC variam entre os 1000 e os 3000 euros

O Programa Municipal de Apoio à Cultura (PEAC) de Beja, criado para apoiar os agentes culturais do concelho devido à pandemia da Covid-19, esgotou no primeiro mês, com um total de 26 candidaturas apresentadas.

17 das 26 candidaturas foram apoiadas, o que se traduz num total de 33 ofertas culturais, das 55 recebidas, que vão estar disponíveis a partir de Setembro e que ultrapassam os 30 mil euros inicialmente definidos.

O Município analisou e considerou, nos termos das normas deste programa especial, todas as candidaturas recebidas até dia 30 de Junho e dá por encerrado o período de candidaturas, uma vez que a verba está esgotada.

A situação difícil que este setor em particular atravessa, por força do enceramento da sua atividade durante três meses e de uma retoma tímida, incapaz de colmatar os problemas e as dificuldades de agentes culturais e artistas, levou a que a autarquia de Beja criasse o PEAC.

O PEAC veio complementar os apoios da autárquica concedidos no âmbito do PAMA Cultural, através do qual a Câmara de Beja apoiou no mês de Junho entidades do concelho em mais 31 mil euros, acrescendo aos valores de apoio regular e pontual já pagos em Maio ao movimento artístico e cultural e que superaram nessa ocasião os 41 mil euros.

As propostas apresentadas ao abrigo do PEAC variam entre os 1000 e os 3000 euros e envolverão mais de meia centena de artistas em espetáculos musicais, de teatro, tradição oral e exposições.

Os agentes culturais apoiados distribuem-se entre associações culturais, artistas em nome individual, empresários e/ou programadores culturais, todos a exercer a sua atividade e/ou residir no concelho de Beja.

A agenda cultural de Beja, através do PEAC, contará com três exposições – fotografia e olaria – cinco sessões de contos, quatro de teatro, marionetas e teatro-bar, e 11 espetáculos musicais, do cante ao fado, passando pela música tradicional portuguesa, DJ e Rock e, ainda, com a aquisição de 10 serviços de apoio técnico de som e luz.

As diferentes atividades irão decorrer em vários espaços culturais da cidade nomeadamente na Biblioteca Municipal, no Centro UNESCO e no Pax-Júlia.

Entre Setembro e Novembro, Beja «apresentará uma agenda cultural para todos os gostos onde a diversidade, qualidade e criatividade “made in Beja” serão uma constante».

O Município assegura desde já 50% do pagamento dos projetos dos promotores selecionados, pagando os restantes 50% no mês de realização/exibição dos conteúdos que integraram as candidaturas.

 

 



Comentários

pub