Ministra da Agricultura inaugura parque fluvial de Cinco Reis e visita fotovoltaica flutuante

Água e energia na agenda da ministra

A Ministra da Agricultura Maria do Céu Albuquerque inaugura amanhã, sexta feira, dia 24 de Julho, às 15 horas, o parque fluvial de Cinco Reis, em Beja, um projeto desenvolvido pela autarquia de Beja, com o apoio da EDIA.

A barragem de Cinco Reis integra as infraestruturas do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA) e recebe a água da albufeira de Alqueva através de um sistema de canais e condutas com cerca de 90 quilómetros de extensão, depois de atravessar quatro albufeiras, dois reservatórios intermédios e de ser bombada em duas grandes estações elevatórias.

 

 

O desenvolvimento desta parceria com a Câmara Municipal de Beja permite evidenciar a importância da colaboração da EDIA, enquanto empresa de desenvolvimento regional, com os municípios da área de influência do EFMA, na valorização e promoção do território e respetivos valores naturais e patrimoniais.

À tarde, pelas 16h45, a ministra, acompanhada pelo secretário de Estado da Energia João Galamba, visitará a Central Fotovoltaica Flutuante de Cuba Este, localizada no reservatório com o mesmo nome, e construída no âmbito do Plano Nacional de Regadios.

Esta Central, com uma potência Instalada de 1 MW, ocupa uma área com um hectare e a sua produção está dedicada à estação Elevatória que equipa aquele reservatório.

 

 

Esta estação elevatória é atualmente responsável por fazer chegar a água de Alqueva ao bloco de rega de Cuba-Este e será, com a expansão prevista, também a origem de água para o futuro bloco da Vidigueira.

 



Comentários

pub