Guilherme Parente mostra “A Porta do Mar” em Mértola

A mostra tem curadoria de José Alexandre de São Marcos

A exposição “A Porta do Mar”, da autoria do pintor Guilherme Parente, é inaugurada no próximo dia 25 de Julho, na Galeria do Castelo, em Mértola.

Esta exposição, organizada pela Câmara Municipal de Mértola, tem «telas de grande formato, bem como luminosas aguarelas, num contraste emotivo e vibrante», diz a autarquia.

No catálogo, o Maestro Victorino d’Almeida escreve, num texto inédito, que a exposição tem «histórias de crianças contadas aos adultos para que estes possam adormecer na paz das boas incertezas. E as brisas visuais que envolvem as telas trazem e levam, sempre suavemente, uma suspeita de música, talvez de Ravel, que nunca foi impressionista, tal como o Guilherme não o é… E porque a realidade é tantas vezes sufocante, há que dar-lhe sempre, sem grandes agitações a respiração necessária».

A mostra tem curadoria de José Alexandre de São Marcos.

«São muitos os estratos da memória, são imensas as cores em que uma paleta se pode desdobrar, é uma seara sem fim, um vasto oceano, uma canção alegre ou saudosa. Estará sempre, em todos os casos, presente no ser humano essa vontade de despertar uma Primavera em qualquer das estações e em todas as idades da vida, como após a maior tristeza que combatemos ou a maior alegria que julgamos não ser capazes de conter», diz o curador.

Já José Augusto França considera que a obra do pintor Guilherme Parente expressa como a «pintura é esta luta sempre necessária e sempre insuficiente, para além das figuras representadas, dos ícones e dos símbolos de um discurso alusivo».

 



Comentários

pub