O Farense e o Olympique Lyonnais assinaram um protocolo de parceria que «visa a criação de sinergias nas mais diversas áreas de ação».
Em comunicado, o Farense, que regressa na próxima época à I Liga, explica que este acordo «não estabelece nenhum compromisso obrigacionista, pelo que não constitui nenhuma das partes como clube satélite da outra».
Segundo o clube algarvio, estabeleceu-se «uma ponte de ligação que estreita os canais de comunicação entre instituições, promovendo uma melhor articulação e abrangendo as áreas da formação, futebol sénior, modalidades, treino, marketing, comercial e todas aquelas entendidas por convenientes».
«As sinergias são, de facto, o mais fundamental pilar deste acordo, que ganha sentido tanto pela grande comunidade lusófona presente na cidade de Lyon – a 2ª maior em França –, como pelo próprio símbolo dos emblemas e que consagra o espírito de ambas instituições: o leão», acrescenta o Farense.
Este acordo, diz o clube algarvio, «está inserido na estratégia de ampliação da rede de sinergias para os continentes europeu, africano e sul americano».
Curiosamente, o Lyon é um clube que diz muito à história do Farense. Foi contra a equipa francesa que os algarvios disputaram a 1ª eliminatória da Taça UEFA de 1995/1996, a única presença do Farense nas competições europeias.
Na altura, o Lyon ganhou as duas eliminatórias (0-1 em Faro e 1-0 em França).