Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Os Estágios de Verão Ciência Viva vão decorrer entre 13 de Julho e 11 de Setembro, tendo a duração mínima de 15 dias, mas podendo prolongar-se até um mês. A cada aluno será atribuído um subsídio com o valor máximo de 400 euros.

Esta iniciativa da Ciência Viva conta com mais de 40 estágios em 18 instituições científicas, num total de 138 vagas. Mais informações: http://www.cienciaviva.pt/ocjf/

Na Universidade do Algarve, por exemplo, o CCMAR tem ainda vagas para três estágios, que podem ser vistos clicando aqui.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Estes Estágios de Verão Ciência Viva são apresentados como «uma oportunidade única para os estudantes do ensino secundário e profissional terem um contacto direto com o trabalho realizado nos centros de investigação e nas empresas com I&D (atividades de investigação e desenvolvimento)».

Num contexto real de trabalho e através da aquisição de competências do raciocínio científico, os participantes irão preparar-se para os desafios futuros do mundo profissional.

 

DESTAQUES

Faro · Universidade do Algarve – Centro de Ciências do Mar do Algarve – CCMAR
“Novos anti-inflamatórios de origem marinha para aplicação terapêutica e cosmética”
15 de Julho a 7 de Agosto
Os estudantes irão participar em estudos realizados em células da epiderme (queratinócitos), que pretendem avaliar a atividade anti-inflamatória de extratos de microalgas para assim determinar o seu potencial terapêutico/cosmético.

Lisboa · Instituto de Ciências Sociais – ICS
“Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável pela lente das ciências sociais”
10 a 14 de Agosto
Os jovens irão trabalhar em projetos que o ICS tem em curso sobre ODS, pesquisar e analisar dados, fazer trabalho de campo sobre o tema e experimentar as ferramentas disponíveis, como é o caso de um jogo inspirado neste tema.

Porto · Instituto de Investigação e Inovação em Saúde – I3S
“Bactérias Fluorescentes”
13 de Julho a 24 de Julho
Os estudantes serão integrados na equipa do Laboratório Aberto – Ipatimup/i3S. O objetivo do estágio é desenvolver as técnicas básicas de Biologia Molecular, Engenharia Genética e Microbiologia como a produção e manutenção de meios de cultura para microrganismos, cultura bacteriana, transformação bacteriana com recurso a plasmídeos, manipulação de microrganismos, extração de proteínas, observação, recolha de resultados e a sua interpretação.

Porto · Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – CIIMAR
“Observação de golfinhos na Foz do Douro”
13 de Julho a 13 de Agosto
Neste estágio todos os participantes serão integrados num programa de monitorização e observação de cetáceos, mais especificamente de golfinhos na zona costeira do Norte de Portugal, a partir de terra. Os estudantes terão como tarefas a observação e a organização de dados relacionados com o registo fotográfico, comportamentos, presença de barcos de pesca ou dados meteorológicos com influência nas espécies observadas na Foz do Rio Douro.

Vila Real · Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas – CITAB
“Análise Microbiológica e Perfil de Suscetibilidade a Antibióticos de Águas de Rios e Bivalves: Impacto ambiental”
15 de Julho a 15 de Agosto
Este projeto contempla a observação de amostras biológicas de diferentes espécies de bivalves de água doce, a análise da qualidade de águas de afluentes do Rio Douro e o contacto com alguns métodos de recolha e de análises microbiológicas.

Matosinhos · CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel
“O caminho para o futuro sustentável do planeta”
19 Julho a 31 de Julho
Este Programa de Líderes Tecnológicos do Futuro é focado no desenvolvimento e valorização de novas soluções com impacto positivo na sustentabilidade e qualidade de vida no planeta. Em todo o processo do estágio serão também apreendidas competências soft de liderança, gestão e comunicação.

Pampilhosa da Serra · Instituto de Telecomunicações – IT – Aveiro
“Ciber-Cosmos – o céu à distância de um clique”
29 de Julho a 15 de Agosto
O aluno irá trabalhar na configuração do eVscope (telescópio com sensor digital), que será gerido a partir de um smartphone com base nas coordenadas GPS e no mapa de estrelas interno deste equipamento. Medirá também as condições de observação naturais e a poluição luminosa.

vamos à vila 2025
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Erasmus 2

Primeira mobilidade do projeto Erasmus+ ECOCRAFT esteve na Escola Pinheiro e Rosa

Nova EB 23 Castro Marim

Castro Marim quer «requalificar, ampliar e modernizar» escola EB 2, 3

Artigo Clarks.docx

Escola de Olhão integra projeto europeu de combate às alterações climáticas