A Rota do Megalitismo, um projeto da Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo, é apresentada esta sexta-feira, 3 de Julho, às 10h00, na Anta-Capela em São Brissos (Montemor-o-Novo) e às 12h00 no Cromeleque dos Alemendres, em Évora.
Integrada no projeto “Rotas do Touring Cultural do Alentejo e Ribatejo”, este Rota tem percursos que «transportam os turistas e visitantes até aos diversos locais onde se encontram menires, cromeleques ou dolmens que têm
despertado o interesse de investigadores, arqueólogos e curiosos», diz a ERT Alentejo/Ribatejo.
Juntamente com a Bretanha, o Alentejo e Ribatejo são mesmo «as regiões com maior densidade e variedade de vestígios e monumentos megalíticos».
Com sugestões de visita de sete e três dias, a “Rota do Megalitismo”, à semelhança das dedicadas à Cultura Avieira, às Fortificações e ao Barroco – as duas últimas a ser apresentadas em breve -, apresenta propostas transversais ao território de fruição associadas à temática, mas também sugestões de visitação a outros espaços culturais e de locais onde se pode degustar as gastronomias regionais e pernoitar.
Com este projeto – que abrange os 58 municípios integrantes da instituição e cujas restantes rotas serão apresentadas em breve -, a Entidade Regional de Turismo visa enriquecer a experiência e o conhecimento dos visitantes sobre o território e, consequentemente, potenciar o número de dias de estadia no Ribatejo e no Alentejo.
As informações sobre as quatro rotas temáticas estão disponíveis em brochuras em português, espanhol, francês e inglês, mas também online aqui.
O lançamento da “Rota do Megalitismo” – que conta com a presença do presidente da Turismo do Alentejo / Ribatejo António Ceia da Silva, da presidente da Câmara de Montemor-o-Novo Hortênsia Menino e do presidente da Câmara de Évora Carlos Pinto de Sá – pode ser visualizado em https://www.facebook.com/visitalentejo/ e https://www.facebook.com/visitribatejo/ .
Comentários