Detidos homens que fingiam ser da ASAE para burlar comerciantes

Investigação esteve a cargo do MP de Serpa

Dois homens que se fizeram passar por inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) para burlar donos de estabelecimentos comerciais um pouco por todo o país foram detidos numa operação levada a cabo pela Diretoria do Sul da Polícia Judiciária.

A detenção dos dois alegados burlões, de 55 e 32 anos, aconteceu na sequência de uma investigação levada a cabo pelo Ministério Público de Serpa. Os homens estão indiciados por «crimes de burla qualificada, extorsão e abuso de designação, sinal ou uniforme, ocorridos nos últimos meses, em diversas zonas do País».

Segundo a PJ, os suspeitos faziam-se «contactavam telefonicamente os proprietários de estabelecimentos comerciais, essencialmente restaurantes», alegando ser inspetores da ASAE e «fazendo crer que existiam processos pendentes sobre irregularidades ali detetadas», solicitando «o pagamento de uma determinada quantia para o processo ficar resolvido».

«As burlas ocorreram de Norte a Sul do País, estando ainda por delimitar toda a atividade delituosa dos suspeitos, uma vez que muitos dos ofendidos não apresentaram queixa, por terem ficado convencidos que o seu interlocutor telefónico era efetivamente um elemento da ASAE», segundo a Judiciária.

Os detidos, «sem qualquer atividade profissional e com antecedentes criminais pelos crimes de furto e tráfico de estupefacientes», vão agora ser presentes a interrogatório Judicial.

 



Comentários

pub