Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de portimao

A Câmara de Portimão está a promover um programa de Férias de Verão nos Centros Comunitários do Pontal e da Cruz da Parteira para as crianças e jovens residentes nestes dois bairros camarários, possibilitando a ocupação dos seus tempos livres durante o período de paragem escolar.

O programa das Férias de Verão «pretende garantir o acesso a atividades educativas, ao mesmo tempo que vai ao encontro das necessidades das famílias abrangidas, que na sua maioria desempenham trabalhos sazonais, sendo imperativa a ocupação dos seus filhos», diz a autarquia.

Esta resposta social vem «não só contribuir de forma lúdica e pedagógica para o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens, entre os 5 e os 17 anos, estimulando os participantes para a descoberta das suas capacidades e potencialidades, como permite evitar os comportamentos de risco, através da ocupação saudável deste tempo de férias», acrescenta.

festival do marisco de olhao

Todas as atividades desenvolvidas cumprem as regras sanitárias determinadas pela Direção-Geral da Saúde, havendo oficinas multimédia, de interesses, de expressão plástica e de jardinagem e revitalização de espaços verdes.

Também fazem parte das propostas os peddy-papers culturais, as dinâmicas desportivas juvenis, uma horta comunitária, a construção de e-books e a participação nos Kahoot! Games.

Neste momento, frequentam as Férias de Verão no Centro Comunitário do Bairro Pontal dez crianças, com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos, ao passo que o Centro Comunitário Cruz da Parteira acolhe 20 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos, em turnos diferentes.

 

Sul Informação

 

Este ano é a primeira vez que o Centro Comunitário do Pontal dinamiza um programa de Férias de Verão especificamente direcionadas para crianças, uma vez que no ano passado as atividades daquele equipamento municipal estavam direcionadas para idas à praia com grupos que incluíam idosos e crianças.

O Centro Comunitário da Cruz da Parteira há muito que tem vindo a desempenhar um papel importante no acolhimento das crianças e jovens deste bairro em tempos de férias.

Recentemente, este papel foi reforçado com o projeto (Re) Viver o Meu Bairro,

Mesmo em plena fase de confinamento devido à Covid-19, «os técnicos deste programa asseguraram um acompanhamento escolar, o que constituiu uma assinalável mais valia para muitas crianças sem possibilidade de apoio familiar a este nível».

De resto, o programa (Re) Viver o meu Bairro desenvolvido no Centro Comunitário da Cruz da Parteira «tem uma importante intervenção junto da população mais jovem, envolvendo-a e ocupando-a, numa perspetiva dinâmica e construtiva, para que possa desenvolver atividades de encontro aos seus interesses pessoais e comunitários».

O principal objetivo é a «ocupação saudável dos seus tempos livres, prevenindo comportamentos desviantes e de risco, de que o projeto das Férias de Verão é um bom exemplo».

 

 



jf-quarteira

Também poderá gostar

jovens-adolescente

Negligência e violência são principal motivo das medidas de proteção de 13 mil menores

ministra saude loule inem codu (4)

Ana Paula Martins acusa oposição de usar mortalidade infantil para chicana política

Foto: Depositphotos

Detido suspeito de abuso sexual de menina de 13 anos em Portimão