Centenário de Amália assinalado a 23 de Julho com concerto na sua casa do Brejão

Concerto conta com a participação dos fadistas Ana Moura, Jorge Fernando, Ricardo Ribeiro, entre outros

Casa de Amália, no Brejão – foto da Fundação Amália

O centenário de Amália Rodrigues vai ser assinalado, no Brejão, em Odemira, a 23 de Julho, com um concerto comemorativo que vai contar com a participação dos fadistas Ana Moura, Jorge Fernando, Ricardo Ribeiro, Katia Guerreiro, José Gonçalez, Marco Rodrigues, Fábia Rebordão e Sara Correia, anunciou a Fundação Amália, promotora do evento.

O concerto «Bem-vinda sejas Amália» está agendado para 23 de Julho, dia em que a fadista celebraria oficialmente 100 anos de vida. É que Amália nasceu a 1 de Julho, mas só foi registada 23 dias mais tarde.

O evento terá como palco «o refúgio» que, com projeto do arquiteto Conceição e Silva, a fadista construiu na década de 60, frente ao mar e perto da localidade do Brejão, na freguesia de São Teotónio, para descansar entre digressões pelo mundo inteiro.

O espetáculo, que tem direção musical de Jorge Fernando e a componente artística a cargo de José Gonçalez, e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Odemira, está marcado para as 22h00.

O título do concerto comemorativo «Bem-vinda sejas Amália» é uma alusão «à forma carinhosa como foi recebida pelos militares portugueses em Moçambique, em 1969, quando foi cantar para os feridos de guerra», explica a Fundação. Esta frase, «então escrita num cartaz, registada pela RTP para a posteridade, foi sendo replicada noutras alturas e noutros contextos, nas suas inúmeras digressões pelo país e pelo estrangeiro».

Este é também o título de uma exposição itinerante que está a percorrer o país. O programa das comemorações do centenário do nascimento de Amália Rodrigues vai ainda contar com concertos, exposições, videomapping e uma festa de reabertura das casas de fado de Lisboa, entre outras iniciativas.

Também no dia 23 de Julho, mas no Museu do Fado, em Lisboa, vão atuar Camané e Mário Laginha, que vão «revisitar alguns dos temas mais emblemáticos de Amália Rodrigues e Alain Oulman (1928-1990)», que compôs exclusivamente para a diva.

 

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44



Comentários

pub