Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

A tenista algarvia Inês Murta discute este domingo, 19 de Julho, a partir das 14h30, a final do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto. Pela frente, a jogadora terá Francisca Jorge. 

Ambas as tenistas carimbaram este sábado a passagem à final de singulares, onde estarão frente a frente no Complexo Desportivo do Monte Aventino, no Porto.

Natural de Vila Real de Santo António, Inês Murta (645ª no ranking mundial WTA) tem como opositora a tricampeã em título: Francisca Jorge (579.ª classificada).

infraquinta rumo à sustentabilidade

A algarvia, de 23 anos, venceu Maria Inês Fonte para chegar ao jogo decisivo (6-2 e 6-0).

Esta será a sua terceira final da carreira no Campeonato Nacional Absoluto (foi finalista em 2014 e 2015, no CIF — Club Internacional de Foot-Ball, em Lisboa, onde agora treina).

«Sinto-me bem e com boas sensações. Estou com bastante ritmo, a jogar com uma boa mentalidade e uma boa atitude. Sinto que as coisas vêm mais naturalmente por já ter jogado muitos encontros e estou muito contente», referiu a tenista que está a ser acompanhada por João Antunes, do grupo de trabalho do CIF.

Apesar de estar apurada para a decisão de singulares do Campeonato Nacional Absoluto pela terceira vez, Inês Murta está, acima de tudo, satisfeita com a evolução que tem verificado.

«Estou sobretudo orgulhosa pela parte mental, pela maneira como estou a comportar-me dentro do campo e a assumir o jogo. Sinto que estou a lidar bem com os nervos e com o favoritismo», disse.

Como bagagem para o encontro decisivo, Inês Murta levará a vantagem no frente a frente registado com Francisca Jorge nas últimas semanas: a vimaranense até começou melhor, ao vencer para conquistar a etapa inaugural do Circuito Sénior FPT em Loulé, mas a algarvia reagiu e impôs-se nas finais de Lisboa e Figueira da Foz.

A final de singulares femininos do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto será transmitida a partir das 14h30, em direto na Sport TV. Depois, será jogado o encontro de atribuição do título masculino.

Mas antes as duas jogadoras ainda vão estar frente a frente na luta por um lugar na decisão de pares: Jorge jogará ao lado da irmã, Matilde Jorge (são as atuais campeãs), enquanto Murta une esforços com Ana Filipa Santos, com quem defende o estatuto de primeira cabeça de série.

 



vila do bispo
municipio de odemira

Também poderá gostar

eurocidade-do-guadiana-autarcas-jose-apolinario (2)

Eurocidade do Guadiana é candidata a Comunidade Europeia do Desporto 2026

Padel

Favoritos confirmam estatuto no arranque do quadro principal do FIP Silver VRSA

Bruno Pedrosa

Três portugueses seguem em frente na qualificação do FIP Silver VRSA em padel