As vilas de Alcantarilha e São Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves, já têm Áreas de Reabilitação Urbana (ARU).
«Esta delimitação traduz-se, genericamente, na definição de um conjunto de benefícios fiscais e apoios financeiros de que os proprietários de edifícios localizados dentro da ARU poderão beneficiar, caso promovam a sua reabilitação urbana», explica a Câmara de Silves.

Este instrumento «assume-se como um mecanismo para estimular a mudança do paradigma da nova construção para o da regeneração e reabilitação urbana. Pretende-se, deste modo, valorizar o espaço urbano e o seu património edificado, ao mesmo tempo que se revitaliza o tecido económico e social», acrescenta.
O Município de Silves diz que «tem vindo a empreender um importante esforço para envolver os atores locais, designadamente agentes económicos do ramo do imobiliário, entidades privadas e moradores, promovendo diversas reuniões de trabalho e de explicação do âmbito e ações previstas nestes projectos, com o objectivo de garantir a concretização e o sucesso das ARU das vilas de Alcantarilha e de São Bartolomeu de Messines».

Por isso, a autarquia apela a todos os que possam estar interessados em promover uma intervenção de reabilitação do seu imóvel, que contactem os serviços municipais de ordenamento do território (282 440 825 ou [email protected]) para obtenção de mais informações.
Para mais informações sobre a ARU de Alcantarilha, clique aqui. Já para a ARU de Messines, clique aqui.