Praias de Grândola “inauguram” hoje época balnear na costa alentejana

Praias alentejanas, no seu conjunto, têm um limite total de 36.600 utentes

Imagem de arquivo

Nove praias do concelho de Grândola inauguram hoje a época balnear na costa alentejana com a vigilância de nadadores-salvadores, incluindo Troia-Mar com a maior lotação autorizada de 3500 utentes.

As praias de Melides, Aberta-Nova, Carvalhal, Comporta, Galé-Fontainhas, Pego, Troia-Bico das Lulas, Troia-Mar e Camarinhas, no concelho de Grândola, distrito de Setúbal, são as primeiras do litoral alentejano a contar com a presença de nadadores-salvadores, a partir de hoje e até 30 de Setembro.

Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), as praias de Melides, Comporta, Carvalhal e Pego têm uma lotação máxima de 2000 utentes cada, Troia-Bico das Lulas terá capacidade para 1900 pessoas e Camarinha para 1100 utentes.

Seguem-se, ainda no concelho de Grândola, a praia Atlântica, cuja época balnear abre na segunda-feira e se prolonga até 15 de Setembro, e a Troia-Galé, com vigilância entre os dias 27 deste mês e 31 de Agosto, ambas com capacidade para 1300 pessoas cada.

No concelho de Odemira, onde a época balnear decorre a partir de segunda-feira e até 15 de Setembro, a praia das Furnas-Mar é a que tem maior capacidade, atingindo os 1500 utentes, mais 100 do que a da Franquia, com 1400, enquanto a praia Furnas-Rio terá capacidade para 1000 pessoas e a do Malhão Norte para 800.

Já a praia do Farol poderá receber, segundo a APA, 700 utentes, Malhão Sul terá uma lotação para 600, Zambujeira do Mar fica com uma capacidade de 500 pessoas, Almograve Norte de 300, Carvalhal de 200 e as praias de Alteirinhos e Almograve Sul para 100 pessoas cada.

As praias do concelho de Santiago do Cacém contam com a vigilância de nadadores-salvadores entre os dias 20 deste mês e 15 de Setembro e podem receber em simultâneo 2900 pessoas.

Segundo a proposta divulgada no site da APA, a praia da Costa de Santo André terá capacidade para 2500 pessoas e da Fonte do Cortiço terá uma lotação de 400 pessoas.

No concelho de Sines, cuja época balnear decorre entre 27 de Junho e 27 de Setembro, as praias Vasco da Gama e São Torpes, conhecida pela água quente e pela prática do surf, terão uma capacidade para 2000 pessoas cada, seguindo-se a praia da Vieirinha/Vale Figueiros (1300 utentes), Ilha do Pessegueiro (700 pessoas) e a Grande de Porto Covo (300).

«Este ano, pelo que temos constatado, nas reuniões com os municípios, vai haver um reforço de nadadores-salvadores, mesmo em algumas praias que não são de uso balnear», avançou à agência Lusa o comandante da Polícia Marítima de Sines, Rui Filipe.

Além dos nadadores-salvadores, «que são contratados pelos concessionários ou pelos municípios», a Capitania do Porto de Sines «garante ainda a segurança marítima e a assistência a banhistas, através da Estação Salva-Vidas de Sines», referiu.

Este ano, devido à pandemia de covid-19, «vamos empenhar militares que exercem outras funções na capitania no patrulhamento e na vigilância da costa», acrescentou o também responsável da Capitania do Porto de Sines.

O dispositivo será ainda reforçado com viaturas do programa de vigilância motorizada e com seis militares da Marinha, mais dois do que no ano passado.

«À semelhança do ano passado, vamos contar com duas viaturas todo-o-terreno, do projeto Seawatch, que vão estar estacionadas em Vila Nova de Milfontes (Odemira), para cobrirem o sul e o norte da área de jurisdição da Capitania do Porto de Sines, e um reforço de seis militares da Marinha», explicou.

Devido ao limite do número de banhistas a frequentar as praias vigiadas, o comandante da Polícia Marítima de Sines manifestou preocupações em relação às «zonas não vigiadas e praias mais isoladas» da costa alentejana, alertando para as restrições ao estacionamento junto às praias.

«As pessoas só devem estacionar nos locais autorizados e se decidirem ir para locais onde não existe parque de estacionamento vamos ter de fazer um controlo para evitar um estacionamento desordenado e um número exagerado de pessoas nas praias», concluiu.

Este ano, devido à pandemia de Covid-19, os areais de uso balnear da costa alentejana, num total de 30 praias, têm capacidade para receber em simultâneo 36.600 utentes.

Comentários

pub