Politécnico de Setúbal vê aprovados três novos projetos de mobilidade internacional

Oportunidades de partilha e de reforço da cooperação no espaço europeu e em países externos à Europa comunitária

Semana Internacional em 2019 (foto de arquivo)

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) viu já aprovados três projetos de financiamento Erasmus+ para ações de mobilidade de estudantes, trabalhadores docentes e não docentes, abrangendo quer o espaço europeu, quer dois países externos à Europa comunitária, designadamente a Ucrânia e o Uzbequistão.

O projeto que envolve estes dois países, no âmbito do International Credit Mobility (KA107),foi aprovado com um orçamento de 72.330 euros e prevê, pela primeira vez, a mobilidade de estudantes a juntar à experiência de trabalhadores docentes e não docentes com instituições parceiras na Ucrânia (Kyiv Polytechnic Institute) e no Uzbequistão (Andijan Machine Building Institute e Andijan State Medical Institute), reforçando a cooperação com estas entidades ao longo dos próximos três anos.

Os outros dois projetos, com a duração de dois anos, estão enquadrados na dinâmica tradicional de mobilidade Erasmus+ intracomunitária, um deles em conjunto com as Universidades do Algarve, Évora e Lisboa e o Instituto Politécnico de Beja, no âmbito do denominado Consórcio Erasmus Al Sud, no valor total de 1.201.390 euros, dos quais estão previstos 75.645,17 euros para o IPS.

Ambos contemplam ações destinadas à comunidade interna, com maior enfoque, no caso dos estudantes, na mobilidade para efeitos de estágio. Para o projeto individual o IPS irá receber 177.425 euros.

O Programa Erasmus+ desenvolve a sua ação no sentido de permitir que, a longo prazo, o efeito combinado dos milhares de projetos apoiados ao abrigo da Ação-chave 1: Mobilidade individual para fins de aprendizagem, tenha impacto nos sistemas de educação, formação e juventude dos países participantes, estimulando assim reformas das políticas e atraindo novos recursos para oportunidades de mobilidade dentro e fora da Europa.

 

 



Comentários

pub