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A oferta formativa da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, de Faro, para o ano 2020/2021 já está disponível num site que foi feito por um aluno do curso profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. 

O objetivo é divulgar a oferta formativa de «forma fácil e acessível».

Este Agrupamento de Escolas diz que tem, desde sempre, «procurado diversificar a oferta formativa de Ensino Secundário, quer ao nível dos Cursos Científico-Humanísticos (acrescentando o curso de Artes Visuais aos cursos de Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, e Ciências Sócio-Económicas), quer ao nível de cursos profissionais (aumentando para uma oferta de 8 cursos na área da Saúde, Desporto, Informática, Turismo e Segurança de Pessoas e Bens)».

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No mesmo sentido, «foi dos primeiros agrupamentos a implementar a possibilidade dos estudantes dos Cursos Científico-Humanísticos (CCH) optarem por uma disciplina bienal (10º e 11º ano) de outro curso».

Em 2019-2020, a Secundária Pinheiro e Rosa introduziu no currículo escolar a disciplina de Teatro (opção disciplinar para alunos de 12º ano) estando em análise a introdução de disciplinas de outras áreas.

Em paralelo, o Agrupamento de Escolas tem estado «preocupado com o aprofundamento das aprendizagens dos alunos da Escola Secundária assim como a promoção do prosseguimento dos seus estudos (quer para CCH quer para Cursos Profissionais)».

Neste sentido, foram dinamizadas várias parcerias com entidades da região para implementar projetos como o Clube Estudantil de Arqueologia (que inclui atividades de campo – participação em escavações arqueológicas, desenho e catalogação de peças- e de divulgação científica) e o o Clube de Programação e Robótica (que ainda recentemente foi responsável pela entrega de mais de 1200 viseiras ao Centro Hospitalar e Universitário do Algarve).

Além disto, a Secundária tem o projeto BikeMe (que pretende dinamizar e impulsionar a vertente mobilidade, contribuindo para que os alunos do Agrupamento adquiram, desde muito cedo, comportamentos sustentáveis, promovendo a atividade física, a saúde, a proteção ambiental e a mobilidade por meios suaves), o Clube de Ciência Viva (pretende levar os alunos a pensar, discutir, experimentar, explorar e aplicar a ciência de uma forma criativa e inovadora, com o envolvimento de toda a comunidade educativa), o EcoEscola (vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania) o e Clube de Teatro Tapete Mágico (já com 24 anos de existência e onde se abordam as grandes questões da sociedade)

Projetos como o Parlamento dos Jovens, Orçamento Participativo das Escolas, a implementação do Plano de Promoção de Cidadania Democrática e das assembleias de turma e de delegados ou a transversalidade da Cidadania e Desenvolvimento visam também «fortalecer o papel importante das escolas como espaços de prática democrática, onde os e as jovens possam adquirir conhecimentos e experiências de cidadania (local, europeu e global) e experimentar e propor alternativas de participação com as quais se sintam mais identificados».

Em 2019/2020, o Agrupamento de Escolas começou a integrar o Plano Nacional das Artes.

Também é realçada a importância dos projetos ERASMUS+ (neste momento temos 4 a decorrer e 5 novas candidaturas para os próximos anos).

Quanto a eventos como o “Menina estás à Janela”, o “Concurso Ibérico Estudantil de Cozinha, Night City Run, Pinheíriadas e atividades como a preparação de refeições para a comunidade sem abrigo de Faro «valorizam as aprendizagens e contribuem para uma dinamização cultural e social da comunidade».

 

 



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