Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

A empresa que detém o Vilanova Resort, no concelho de Albufeira, é «um dos muitos exemplos do aproveitamento que alguns grupos económicos estão a fazer do atual surto epidémico», denunciou a concelhia do PCP de Albufeira. Neste momento, «são cerca de 40 os trabalhadores desta unidade hoteleira que estão com os salários de Março, Abril e Maio em atraso».

Apesar das sucessivas denúncias por parte do Sindicato dos Trabalhadores do Hotelaria do Algarve e das diversas ações de luta que foram realizadas, incluindo uma concentração de trabalhadores no passado dia 23 de Junho, «a situação mantém-se inalterada», garantem os comunistas.

«Mais grave ainda é o facto de ter sido denunciado que a referida empresa terá recorrido ao regime do layoff simplificado, recebendo avultadas quantias vindas do erário público (meses de Abril e Maio), mas não pagando os respetivos salários aos trabalhadores», acrescenta o PCP.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Os comunistas dizem mesmo que tem havido «tentativas de despedimento de alguns trabalhadores (com cartas para que não se apresentem no local de trabalho), bem como a não renovação de contratos a termo, sem que tenha existido até ao momento nenhum tipo de intervenção sobre a matéria, designadamente por parte da Autoridade para as Condições de Trabalho».

O PCP considera esta situação «inaceitável» e informa que exigirá do governo, através do seu Grupo Parlamentar, «uma rápida intervenção e esclarecimentos sobre esta situação».

Desde o início dos impactos do surto epidémico que o PCP tem vindo a exigir a «proibição dos despedimentos e o pagamento dos salários a 100%, não apenas para assegurar a sobrevivência de milhares de trabalhadores, mas também como passo importante para garantir a retoma da atividade económica em Portugal. Não é aceitável que num setor – o Turismo – que atingiu nos últimos anos lucros fabulosos na região do Algarve, sejam os trabalhadores a pagar as consequência da epidemia».

lagos eventos
corrida fotográfica

Também poderá gostar

Fotografia de Vitor Proenca

Autárquicas: CDU aposta no regresso de Vítor Proença à Câmara de Santiago do Cacém

O primeiro-ministro, Luís Montenegro (E), ladeado pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro (D), durante a discussão da moção de censura do PCP ao XXIV Governo Constitucional, na Assembleia da República, em Lisboa, 05 de março de 2025. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Moção de censura do PCP rejeitada pelo parlamento, Montenegro anuncia moção de confiança

medico medicina saude foto arquivo internet

PCP quer ouvir ministra da Saúde sobre atrasos na conclusão do Hospital Central do Alentejo