Parque de campismo em Grândola encerrado após surto com 20 infetados

O grupo de jovens, entre os 15 e 20 anos, e alguns pais eram oriundos dos distritos de Lisboa e Setúbal

Foto de arquivo

O parque de campismo da Galé, em Grândola, no Litoral Alentejano, foi encerrado na sequência de um surto de Covid-19 com origem numa festa de jovens e que infetou pelo menos 20 pessoas, informaram hoje os responsáveis.

«Decidimos fechar o parque, mas já recebemos a ordem de encerramento, para rastrearmos todos os funcionários que estão nos bares, restaurante e no supermercado que possam ter tido algum contacto com pessoas infetadas, que possivelmente andaram pelos serviços», explicou à agência Lusa Catarina Gomes, proprietária do parque de campismo da Galé, no concelho de Grândola, distrito de Setúbal.

O grupo de jovens, entre os 15 e 20 anos, e alguns pais, oriundos dos distritos de Lisboa e Setúbal, ocuparam equipamentos permanentes e terão decidido «reunir-se, sem autorização e sem nos consultarem, numa das casas», relatou a responsável.

«Essas pessoas são proprietárias de casas pré-fabricadas ou de roulottes, com espaço permanente no parque. São jovens que frequentam a mesma escola, em Setúbal, e lidam entre eles diariamente. Com certeza alguns já vieram infetados e quando se reuniram com outras pessoas deu-se a proliferação», frisou.

O grupo de pessoas, que a proprietária não soube contabilizar, «esteve reunido, durante uma tarde, numa das casas, no aniversário de uma das jovens», em meados deste mês.

Desde essa altura, o parque manteve-se em funcionamento e, «quando tivemos conhecimento da situação, apertámos um bocadinho mais o cerco em termos de medidas, mas depois para termos a certeza que aqui no parque não existem colegas que possam estar a transmitir aos outros, decidimos encerrar», explicou.

Numa primeira fase, frisou, vai ser feita despistagem a todos os funcionários, «quando as autoridades reunirem as condições para isso, porque é um processo que tem o seu protocolo».

Comentários

pub