Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
gala do desporto

A ministra da Saúde disse, esta sexta-feira, 19 de Junho, sobre a festa ilegal de Odiáxere (Lagos) que a «violação das regras é crime». 

Marta Temido, que falava na conferência de imprensa de balanço da pandemia da Covid-19, disse que há regras «instituídas neste momento» e que a sua violação «é um crime».

Questionada sobre uma eventual cerca sanitária, a ministra reforçou que tal «não está em causa». Também as entidades regionais, ligadas à saúde, têm tido posição idêntica. 

infraquinta rumo à sustentabilidade

«Não é uma cerca sanitária que institui a racionalidade suficiente para as pessoas se absterem de comportamentos que põem em causa a sua saúde, a saúde das que lhe estão próximas e a capacidade de resposta de todo o sistema de saúde», disse Marta Temido.

De acordo com a última atualização, feita há momentos pela delegada regional de Saúde, esta festa ilegal, que se realizou a 7 de Junho, já fez 76 casos de Covid-19.

Segundo esta responsável, o surto «está contido» e hoje já «se notou o aparecimento de um menor número de novos casos positivos».

«Até à meia noite de ontem, foram realizados 1222 testes, focados em grupos de contactos no contexto laboral e familiar», disse a mesma responsável – ontem a Câmara de Lagos falava em 1100 testes já realizados – , acrescentando que ainda estão a ser feitos testes relacionados com a festa, «cerca de 250 por dia», mas a diminuir a testagem massiva.

Dos 76 casos já confirmados, com ligação ao evento ilegal, 82% das pessoas são residentes em Lagos, 12% em Portimão e 5% noutros pontos do Algarve, nomeadamente em Lagoa, Albufeira e Loulé, mas também de fora da região. Nem todos estiveram na festa, tendo alguns sido infetados através de relações familiares e laborais, como é o caso das crianças.

Destas pessoas, 31 têm entre 20 e 29 anos, outras 15 entre 30 e 39 anos e há 14 com idades dos 10 aos 19 anos. Nove são crianças com menos de 9 anos.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44



Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

Fachada Centro saude de Lagos

Dispositivos tradutores já facilitam comunicação com utentes no Centro de Saúde de Lagos

HOSPITAL DE FARO-11

ULS Algarve «sem ocorrências críticas» a registar devido ao apagão

Hospital Central do Alentejo

Conclusão do novo hospital em Évora derrapa para final de 2026 ou início de 2027