Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

A exposição “Realidade Aumentada”, de Miguel Cheta, está patente até 12 de Julho, no Museu Municipal de Faro. 

O ciclo “Preces para afugentar tempestades, insectos malignos, etc.”, da Artadentro, regressa assim ao Museu Municipal de Faro.

Embora o termo “realidade aumentada” se tenha popularizado como designação de um novo avanço tecnológico — que integra, em tempo real, dados informáticos à nossa perceção do mundo —, não é a tecnologia o que verdadeiramente interessa a Miguel Cheta.

jf-quarteira

«É antes, um certo sentido da alienação, traço característico da sociedade humana em geral, agora exacerbada pelo desenvolvimento tecnológico — seja por défice ou deformação da informação, por incapacidade de análise crítica, etc», diz a Artadentro.

De facto, Miguel Cheta, «nesta mostra multimédia (integrando imagem projetada, fotografia, desenho e objeto), vem sublinhar a fragilidade da nossa sociedade face aos novos desafios: a obsolescência do homem-máquina típico da era industrial (o que reproduz) e o advento do homem-tecnológico global (dotado de competência técnica e culturalmente apto ao exercício de análise crítica, adaptável e inovador).

Miguel Cheta acredita «que a arte tem um papel fundamental na educação e integração social». A sua obra reflete a «relação de proximidade com o território que ama e habita, este lugar periférico, paradigmático, conhecido por Algarve».

Miguel Cheta, nascido em 1970, em Loulé, é licenciado em Artes Visuais pela Universidade do Algarve e frequentou o MobileHome – escola nómada e experimental de arte contemporânea, dirigida por Nuno Faria em Loulé (2009/2012).

Tem participado em projetos educativos que cruzam o Património ou/e a Educação com o processo artístico, tais como Lugares Mágicos da Direção Regional da Cultura do Algarve, 10X10 da Fundação Calouste Gulbenkian e Arte Vezes Educação da Câmara Municipal de Loulé. Expõe regularmente desde 2001.

Esta mostra pode ser visitada até 12 de Julho, nos seguintes horários: 10h00 às 18h00, de terça a sexta-feira, e 10h30 às 17h00 aos sábados e domingos.

lagos eventos
municipio de odemira

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Real Tuna Infantina

Real Tuna Infantina celebra 30 anos com espetáculo em Faro

Foto: The Waterboys / Facebook

The Waterboys, Moonspell e The Black Mamba atuam na 43ª Concentração de Faro