Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

A rotunda da Avenida Parque das Cidades, à entrada de Loulé, na ligação para Faro, conhecida por “Rotunda do Euro”, vai começar a ser requalificada nos primeiros dias de Julho e vai passar a chamar-se “Rotunda do Barrocal”.

Esta rotunda, projetada pelo arquiteto paisagista Fernando Pessoa, «pretende ser a porta de entrada para a zona interior do concelho», explica a Câmara de Loulé.

Segundo a autarquia, «a requalificação desta que é a principal rotunda no eixo viário entre Faro, capital da região, e a cidade de Loulé, irá promover a paisagem e vegetação típicas do barrocal algarvio, assim como valorizar a localização e centralidade do concelho de Loulé».

jf-quarteira

A obra «pretende promover os principais valores naturais da região, quer na sua geologia e pedologia, quer na sua vegetação».

De acordo com os responsáveis do projeto, «tratando-se de uma rotunda entre vias com bastante trânsito, propõe-se que a conservação do espaço ajardinado não seja de grande exigência de mão-de-obra permanente, recorrendo a amplos espaços de inertes e um ajardinamento com espécies pouco exigentes em manutenção».

A Câmara Municipal de Loulé considera que «com esta intervenção, a cidade de Loulé terá mais uma das suas ‘portas de entrada’ com uma imagem renovada, assente na preservação ambiental e também na valorização dos elementos endógenos, que são parte da nossa identidade cultural».

A obra vai custar cerca de 52 mil euros e tem um prazo de execução de 90 dias.

Segundo a Câmara de Loulé, «espera-se criar um impacte visual a quem passa de viatura na rotunda pelo «contraste de cores das diversas formas de cobertura, até que, mais tarde, a vegetação, ao adquirir maior dimensão, imponha também a sua presença de forma incisiva».

O arquiteto Fernando Pessoa, em parceria com o arquiteto João Marum, projetaram recentemente o Percurso Eco Botânico Manuel Gomes Guerreiro, que será brevemente inaugurado na aldeia de Querença, em pleno barrocal algarvio.

Esse projeto conjunto da Câmara Municipal de Loulé e da Fundação Manuel Viegas Guerreiro decorre de uma candidatura ao programa de financiamento CRESC Algarve 2020, e permitirá criar o primeiro jardim botânico na região.



infraquinta rumo à sustentabilidade

Também poderá gostar

Feira Social1

Feira Social de Loulé dá a conhecer trabalho das instituições este sábado

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

Obras zona histórica de Loulé. Maio 2025. MC (3)

Loulé garante que «todas as condições estão asseguradas para o MED», apesar das obras na zona histórica