Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
festival de caminhadas

Ao longo dos últimos anos, a empresa Infraestruturas de Portugal (REFER entre 1997 e 2015) «tem investido fortemente na melhoria e reforço das condições de segurança de atravessamento e procedido à supressão de centenas de Passagens de Nível», salienta a IP em nota de imprensa.

A informação é divulgada hoje, 11 de Junho, Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível (International Level Crossing Awareness Day – ILCAD).

No início do ano 2000, o número total de PN na Rede Ferroviária era de 2494, tendo, em 2010, este valor sido reduzido para menos de metade (1107 PN), totalizando atualmente 833.

sessões de cinema de inverno

A política de supressão e melhoria das condições de segurança nas PN, promovida pela Infraestruturas de Portugal, tem «contribuído fortemente para a redução da sinistralidade», acrescenta a empresa.

«Este é um trabalho contínuo que requer o empenho conjugado das várias entidades interessadas, nomeadamente as autarquias dos territórios onde se localizam as PN», explica a IP.

Este trabalho tem tido reflexos no número de acidentes ocorridos nas passagens de nível de todo o país. Comparando com os registos do final do ano de 1999, em que, nesse ano, o total de acidentes em PN foi de 154, os valores de 2019 (32) representam uma redução de cerca de 80% do total de acidentes.

 

Sul Informação

Apesar dos números positivos já alcançados, a IP garante que «importa continuar a melhorar a Segurança». Com este objetivo foram já traçadas as metas e programadas intervenções de reforço das condições de segurança no atravessamento nas PN.

Trata-se de «investimentos que estão já a ser desenvolvidos, no âmbito do Programa Ferrovia2020, e futuros, a ser concretizados ao abrigo do Programa Nacional de Investimentos – PNI2030».

No seu conjunto, o valor total a investir nos próximos anos em intervenções de Segurança ascenderá a mais de 230 milhões de euros.

A evocação do Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível tem como principal objetivo sensibilizar todos os utilizadores das Passagens de Nível, peões e automobilistas, para a necessidade do cumprimento das regras de segurança estabelecidas e adoção de comportamentos seguros no atravessamento da via-férrea.

Esta é a 12º edição deste evento promovido a nível global pela UIC – União Internacional de Caminhos de Ferro, que envolve diversas entidades internacionais dos setores ferroviário e rodoviário, a administração pública, Associações e ONG, ao qual, desde a sua primeira edição em 2009, a IP (à data REFER) sempre se associou e contribuiu na divulgação.

 

 



lagos eventos
teatro das figuras

Também poderá gostar

legislativas-2025-800px copy

PODCAST Voz da Campanha: No domingo, o povo é quem mais ordena!

Mãe Soberana com Marcelo 2025. MC (50)

Marcelo vê «sinal muito bom» no voto antecipado e recusa falar do pós-eleições

Manifestação.professores.pinheiro e rosa.ministroMC (7 de 13)

Novos líderes da Fenprof prometem continuar lutas antigas dos professores