Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Maria Martins, ciclista que já garantiu uma inédita qualificação do ciclismo de pista português para os Jogos Olímpicos de Tóquio, e Raquel Queirós, bem encaminhada para que o BTT feminino nacional se estreie nos Olímpicos, começam, esta quarta-feira, 24 de Junho, a percorrer os 715,9 quilómetros da EN2, de Chaves até Faro.

A chegada está prevista para o próximo domingo, dia 28.

Segundo a Federação Portuguesa de Ciclismo, as duas atletas vão dar a «cara por uma causa».

recrutamento zoomarine 2025

«Porque pedalar é vital, querem inspirar Portugal a usar cada vez mais a bicicleta, em diferentes contextos: treino e competição, recreio, lazer e turismo, sem esquecer a mobilidade ativa», explica.

«A viagem será a oportunidade para Maria Martins e Raquel Queirós conhecerem e mostrarem, através das redes sociais da Federação Portuguesa de Ciclismo, o território nacional, numa perspetiva de proximidade que só o ciclismo e a bicicleta alcançam», acrescenta.

O percurso será feito em cinco etapas, sempre com início às 10h00. As pedaladas iniciais serão dadas no marco do quilómetro 0 da Estrada Nacional 2, em Chaves.

No final da expedição, porque é importante entusiasmar as novas gerações para os mundos que o ciclismo nos abre, as duas ciclistas vão ao Refúgio Aboim Ascensão, em Faro, para oferecer bicicletas que poderão passar a ser usadas pelas crianças ali acolhidas.

«Esta viagem mostra a riqueza e multiplicidade do ciclismo, abrangendo a atividade desportiva – competitiva e não competitiva -, o turismo e a descoberta dos territórios, a mobilidade, a capacidade de unir o Norte e o Sul, o interior e o litoral, sempre numa perspetiva solidária», diz Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.

«Felicito as duas ciclistas por esta iniciativa, que prestigia o desporto nacional e serve de montra do novo ciclismo: uma corredora que tem brilhado na pista e outra que dá cartas no BTT, ambas jovens, fazem-se à estrada, mostrando a força do ciclismo feminino, numa viagem de interesse turístico que também ajuda na preparação desportiva das duas. O ciclismo é cada vez mais a união de vários mundos», acrescenta.

A iniciativa de Maria Martins e Raquel Queirós designa-se “Pela Estrada Nacional 2 rumo a Tóquio” e integra a campanha “Pedalar é vital, inspira Portugal”, lançada, neste mês, pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

A campanha terá um conjunto vasto de iniciativas, estimulando o crescimento do recurso à bicicleta.

Entre as novidades está uma nova filiação, válida até 31 de Dezembro, que inclui seguros de acidentes pessoais e de responsabilidade civil, adequados à prática diária de ciclismo na via pública (treino e deslocação), em estrada, BTT e cidade, abrangendo também as bicicletas com assistência elétrica (“pedelecs” com motor até 250W).

A licença tem um custo de 20 euros e trará uma nova particularidade, visto que será emitida exclusivamente em formato digital, eliminando-se o plástico, numa medida amiga do ambiente.

 

Programa completo:

 

24 de Junho: Chaves – Castro Daire, 134,4 km

25 de Junho: Castro Daire – Góis, 133,7 km

26 de Junho: Góis – Ponte de Sor, 148,5 km

27 de Junho: Ponte de Sor – Aljustrel, 182,1 km

28 de Junho: Aljustrel – Faro, 117,2 km

recrutamento zoomarine 2025
municipio de odemira

Também poderá gostar

Foto capa by David Pereira

AC Jopelor triunfa em casa no Circuito Brito da Mana em Tavira

luis costa paralimpicos

Paraciclista Luís Costa inibido de competir até Janeiro de 2027

Foto: FPC

Ciclista algarvio Noah Campos participa no Grande Prémio das Nações