Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

A Direção-Geral da Saúde explicou este domingo, 14 de Junho, que manusear papel «não implica um risco muito grande» de contágio pelo novo coronavírus, mas disse não recomendar que serviços públicos disponibilizem revistas ou jornais para ser mais fácil limpar as superfícies.

«Manusear papel – sejam jornais, sejam revistas ou folhas e cadernos – não implica um risco acrescido, muito grande», afirmou a diretora-geral da Saúde Graça Freitas, falando na conferência de imprensa diária da evolução do surto de Covid-19 no país.

De acordo com a responsável, há, porém, «aqui uma nuance», visto que «é muito mais fácil higienizar num cabeleireiro, entre cada cliente, um espaço onde não está nada – que é pulverizar, passar um pano e fica limpo – do que num espaço onde estejam muito objetos».

jf-quarteira

«Nos cabeleireiros, nos barbeiros, nos consultórios, estamos sempre a recomendar a higienização das superfícies […] e por isso é que nos habituamos agora a ver essas superfícies muito libertas de objetos – de revistas, de jarras, de tudo o que é supérfluo», acrescentou.

Ainda assim, isto não está relacionado com os materiais em si, neste caso o papel, segundo Graça Freitas.

«Temos de, por um lado, dizer que o risco de manusear papel não é muito grande, mas continuamos a achar que em zonas comerciais esse papel não deve estar presente apenas porque melhora muito a capacidade de limpeza e de higiene de superfícies», justificou, quando questionada sobre quais as recomendações da DGS para este tipo de elementos.

 

 



maozorra
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Frio em casa_Depositphotos_222168242_L

Excesso de mortalidade de 11,8% coincidiu com epidemia de gripe e frio extremo

Entrega de livro ao hospital de faro (pediatria). MC (2)|Entrega de livro ao hospital de faro (pediatria). MC (1)|Entrega de livro ao hospital de faro (pediatria). MC (3)|Entrega de livro ao hospital de faro (pediatria). MC (4)|Entrega de livro ao hospital de faro (pediatria). MC (5)|Entrega de livro ao hospital de faro (pediatria). MC (6)

Bibliotecas infantis chegam ao Hospital de Faro para «fazer as crianças sonhar»

gravida

Governo garante seguir recomendações da DGS sobre saúde materna e infantil