Conheça os finalistas do distrito de Beja nas 7 Maravilhas da Cultura Popular

Na próxima fase, cada região terá uma maravilha selecionada

A viola campaniça, a pesca artesanal no Litoral Alentejano, o cante ao baldão com viola campaniça (Odemira), as botas alentejanas (Cuba), o Cante Alentejano (Serpa), as talhas de Beringel (Beja) e a abertura das talhas (Vidigueira). Estas são as 7 candidaturas finalistas, do distrito de Beja, ao concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular. 

A lista foi divulgada este domingo, 7 de Junho, pela organização.

O distrito de Beja teve, no total, 13 nomeados, dos quais foram selecionados estes 7 finalistas.

O concelho de Odemira é o mais representado com três candidaturas selecionadas para finalistas: viola campaniça, pesca artesanal no Litoral Alentejano e cante ao baldão com viola campaniça. De fora, ficou apenas a FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira.

As outras candidaturas selecionadas, do distrito de Beja, foram as botas alentejanas (Cuba), o Cante Alentejano (Serpa), as talhas de Beringel (Beja) e a abertura das talhas (Vidigueira).

Das 13 candidaturas, as que não passaram à próxima fase, além da FACECO, foram as Santas Cruzes (Procissões e Romarias) e o Jordão (Rituais e Costumes), de Serpa, as bonecas do Manuel Carvalho “Os Alentejanos” (Vidigueira) e o cante ao despique com viola campaniça (Ourique).

Depois da organização das 7 Maravilhas de Portugal ter recebido 504 candidaturas ao seu concurso de 2020, dedicado à Cultura Popular, o painel de especialistas, composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas, elegeu 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais, em antena a partir do dia 6 de Julho na RTP1 e RTP Internacional.

Estas 20 finais regionais correspondem a 20 programas em direto, a transmitir no mês de Julho, a partir dos municípios mais pequenos que estiverem a concurso, onde serão diretamente apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares.Segue-se um programa de repescagem, a realizar no dia 16 de Agosto, onde o voto popular decidirá quais os oito repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais.

Estes 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de Agosto.
A 5 de Setembro será efetuada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular – SICAL, no prime-time da RTP.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub