Beja adia eventos e Orçamento Participativo devido à Covid-19

Festival “Palavras Andarilhas”e feira “Patrimónios do Sul” foram canceladas

A Câmara de Beja cancelou as edições deste ano do festival “Palavras Andarilhas/2020”, da feira “Patrimónios do Sul” e do Orçamento Participativo, devido à pandemia de Covid-19.

A autarquia considerou que, «apesar da situação epidemiológica do país, e em particular na nossa região, estar a evoluir de forma positiva», o executivo camarário entendeu «não estarem reunidas ainda as condições» para realização de grandes evenetos.

No que toca ao festival “Palavras Andarilhas”, cuja 16ª edição estava agendada para Agosto, está em causa a data em si.

Já a feira “Patrimónios do Sul”, marcada para o início de Outubro de 2020, é «desaconselhada a sua realização», tendo em conta que este é «um evento que habitualmente reúne um número muito significativo de pessoas, particularmente aglomeradas nas zonas de espetáculos e de “tasquinhas”, o que manifestamente ainda não se recomenda».

«Para a realização da excelente feira que tem sido concretizada nos meses de outubro em Beja, os procedimentos no âmbito da contratação pública teriam de se iniciar neste mês, o que não faremos, devido à incerteza da evolução epidemiológica do Covid-19 nos meses mais próximos», acrescentou a Câmara de Beja.

Também cancelado foi o Orçamento Participativo, naquele que seria o ano de arranque deste processo de participação cívica em Beja.

«A definição do calendário do processo participativo pelo executivo municipal coincidiu com a fase inicial da pandemia, optando o executivo por não avançar com o processo, cujo principal objetivo, para além da participação individual, através dos meios tecnológicos à disposição para o efeito, é a realização das Assembleias Participativas em vários locais do concelho», segundo a autarquia.

A Câmara de Beja considera que, «no ano de arranque do processo, estas assembleias de carácter presencial seriam vitais para determinar o sucesso deste novo projeto concelhio para os anos futuros», pelo que decidiu não avançar já.

A autarquia bejense prometeu que o Orçamento Participativo irá arrancar para o ano e que também a feira “Patrimónios do Sul” terá uma edição em 2021.

«As “Palavas Andarilhas”, realizando-se de 2 em 2 anos, regressarão ao concelho em 2022», concluiu a Câmara de Beja.

 



Comentários

pub