Estudantes e profissionais pensam ecoturismo no Baixo Guadiana Transfronteiriço

Participaram 54 formandos e duas dezenas de oradores

A ação de capacitação “Baixo Guadiana Transfronteiriço: do território ao desenvolvimento de produtos ecoturísticos” decorreu de 16 a 18 de Junho, numa iniciativa da ADPM e da Associação ODIANA no âmbito do projeto VALAGUA.

Contou com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, e envolveu 54 participantes e quase duas dezenas de oradores convidados, que ajudaram um público diversificado a repensar o ecoturismo num território com a singularidade do Baixo Guadiana português e espanhol.

Esta foi a forma encontrada para dar a conhecer o Baixo Guadiana Transfronteiriço, as potencialidades da sua paisagem, flora e fauna, tendo em vista a diversificação e valorização da oferta turística do território, e poder ajudar estudantes e profissionais do setor na estruturação de novos produtos ecoturísticos com base no uso responsável dos recursos naturais.

Além dos investigadores da Universidade de Huelva associados ao projeto VALAGUA, o evento contou com a colaboração de um conjunto relevante de entidades públicas e privadas, de Portugal e Espanha, que expuseram as suas iniciativas, de modo a chamar a atenção para os diversos problemas, estratégias e resultados encontrados no processo de criação e desenvolvimento de produtos ecoturísticos.

Destaque, a este nível, para a participação do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e das empresas espanholas Platalea e LimiteZero.

No primeiro dia, os participantes puderam conhecer melhor o projeto VALAGUA e os seus resultados, os valores naturais do Baixo Guadiana Transfronteiriço, além das potencialidades e oportunidades que estes apresentam para o desenvolvimento de produtos ecoturísticos.

No segundo dia, tomou-se contacto com um conjunto iniciativas e experiências de ecoturismo passíveis de inspirar a criação de novos produtos e modelos de negócio. Este dia contou ainda com a participação do Turismo de Portugal, que apresentou as oportunidades de formação e financiamento disponíveis atualmente.

Na sessão final, os participantes tiveram oportunidade de participar no workshop “Do território ao desenvolvimento de produtos ecoturísticos”, dinamizado pelo formador Manuel Manero (autor do livro “Pensar e agir fora da caixa”) com o objetivo de exercitar capacidades de conceção e desenvolvimento de produtos ecoturísticos inovadores.

As comunicações apresentadas estarão em breve acessíveis a todos os interessados na página de internet do projeto em www.valagua.com, juntamente com a alguma informação útil sobre as temáticas abordadas na ação de capacitação. O programa completo pode ser consultado em tiny.cc/valagua-programa.

O projeto VALAGUA – Valorização Ambiental e Gestão Integrada da Água e dos Habitats no Baixo Guadiana Transfronteiriço é uma ação integrada que pretende intervir em diferentes setores para promover a qualidade da água, e a proteção e valorização dos ecossistemas ribeirinhos, cofinanciada pelo Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP), e promovida pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) em parceria com a Diputación Provincial de Huelva (DPH), a Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana (ODIANA), a Universidade de Huelva (UHU), a Universidade do Algarve (UAlg), a Junta de Andalucía (CAGPDS-JA), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Confederación Hidrográfica de Guadiana (CHG) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A área de intervenção desta iniciativa abrange 8 espaços naturais protegidos, classificados como Rede Natura 2000, e 15 municípios de ambos os países, nomeadamente: Serpa, Mértola, Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo Antonio, em Portugal; e Rosal de la Frontera, Santa Barbara de Casa, Paymogo, Puebla de Guzmán, El Almendro, El Granado, Sanlúcar de Guadiana, San Silvestre de Guzmán, Ayamonte e Isla Cristina, em Espanha.



Comentários

pub