Um modelo matemático realizado por uma Universidade de Singapura com base «na tendência atual» de casos de Covid-19 antevê o «fim teórico» da atual pandemia a nível mundial para 14 de Dezembro.
Apesar de referenciar o mês de Dezembro como a meta temporal para o eventual fim da atual crise, o modelo matemático desenvolvido pela Singapore University of Technology and Design, hoje citado pelas agências internacionais, prevê que cerca de 99% dos casos de infeção pelo novo coronavírus possam já ser registados a nível global no próximo mês de Junho, mais concretamente em 21 de Junho.
A par da evolução mundial, o modelo traça igualmente os possíveis cenários para vários países, como é o caso de Espanha, Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e México.
Apesar da divulgação destes dados, a instituição realçou que se trata de um modelo de previsões que deve ser observado com «prudência», frisando ainda que qualquer «excesso de otimismo com base em algumas datas finais expectáveis é perigoso, porque pode relaxar a disciplina e os controlos», o que pode mudar o curso do vírus e da infeção.
No caso de Espanha – país que regista desde o início da crise 25.613 mortos e mais de 219 mil casos de infeção – o modelo matemático da Singapore University of Technology and Design analisou os dados disponíveis até 2 de Maio e antevê que 97% dos casos de covid-19 poderão ser verificados no país até 7 de Maio e 99% até 22 de Maio.
Com base em tal projeção, as previsões da instituição apontam o «fim teórico» da pandemia em Espanha para 9 de Setembro, segundo mencionou a agência de notícias espanhola EFE que cita o estudo.
Sempre «com base na atual tendência dos casos», o modelo matemático desta universidade de Singapura aponta o fim da pandemia em Itália e no Reino Unido, outros dois países fortemente atingidos pelo novo coronavírus, para 10 e 8 de Setembro, respetivamente.
Segundo estas previsões, este «fim teórico» chegará um mês antes a França e Alemanha, a 8 e a 14 de Agosto, respetivamente.
Já fora da Europa, o modelo matemático desenvolvido pela Singapore University of Technology and Design antevê que os Estados Unidos – atualmente o país com mais mortos (68.934) e mais casos de infeção confirmados (quase 1,2 milhões) – terão de esperar até 1 de Outubro para declarar o fim da pandemia.
As mesmas projeções estimam ainda que o Brasil terá de aguardar até 21 de Outubro para declarar um possível fim da crise da Covid-19, enquanto o México poderá fazer isso antes, em meados de Setembro.
Segundo explicou a Singapore University of Technology and Design, este modelo matemático aplicado à epidemiologia, o modelo SIR (suscetíveis – infetados – recuperados), é realizado a partir de dados atualizados diariamente de diferentes países, de forma a estimar as curvas do ciclo epidemiológico e as datas teóricas de término.
Como as previsões são atualizadas de forma contínua com os dados mais recentes, a universidade admitiu ser «expectável» que estas mesmas previsões sejam modificadas como resultado das alterações nos cenários a longo prazo.
Também advertiu que o modelo e os dados acabam por ser imprecisos face às realidades complexas, mutáveis e heterogéneas dos diferentes países e, nesse sentido, as previsões devem ser encaradas com «prudência».