O Sul Informação foi um dos órgãos de comunicação selecionados a nível mundial para serem apoiados por um fundo da Google criado para projetos jornalísticos locais e regionais.
O Fundo Global de Emergência para Jornalismo (Journalism Emergency Relief Fund) foi criado através da Google Initiative News e destina-se a «apoiar pequenas e médias organizações de notícias que produzem notícias originais para as comunidades locais», explicam os seus promotores.
O objetivo do Fundo é «apoiar a produção de jornalismo original para as comunidades locais para responder à situação da pandemia de Covid-19», quando, apesar de precisarem, mais do que nunca, de continuar a fazer o seu trabalho, os media se viram confrontados com uma acentuada quebra de receitas.
A Google recebeu mais de 12 mil candidaturas, provenientes de mais de 100 países de todo o mundo. O Sul Informação irá receber um apoio de 5000 dólares.
Em Portugal, ao que o nosso jornal apurou, foram apoiados cerca de uma dezena de órgãos de comunicação social. Além do Sul Informação, sabe-se já que foi também apoiado o Jornal do Fundão e o mediotejo.net.
A seleção das propostas foi feita por profissionais da Google com conhecimento e experiência em publicações digitais e jornalismo.
O Sul Informação também recebeu recentemente um apoio de 25 mil euros do European Journalism Covid-19 Support Fund, verba que vai ajudar a suportar as despesas correntes do funcionamento do jornal, numa altura em que as consequências económicas da Covid-19 já se fazem sentir tanto nas empresas do Algarve, como do Baixo Alentejo.
O Sul Informação foi um dos 56 jornais selecionados, a nível europeu, entre 899 candidaturas a este fundo promovido pelo European Journalism Centre (EJC) em parceria com o Facebook Journalism Project (FJP).
Em Portugal, além do nosso jornal, apenas o mediotejo.net foi também selecionado para receber 25 mil euros na modalidade de Fundo de Emergência.
Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!
Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44