Projeto LIFE Lines: Colocada vedação ao longo do IP2 em Estremoz para proteger a biodiversidade

Investimento associado de cerca de 230 mil euros

A empresa Infraestruturas de Portugal vai colocar rede de vedação no IP2, ao longo de um troço com 16 quilómetros em Estremoz, distrito de Évora.

Esta intervenção está a ser desenvolvida no âmbito do Projeto LIFE Lines – Redes de Infraestruturas Lineares com Soluções Ecológicas, que tem como objetivo implementar e avaliar medidas de minimização dos efeitos negativos das infraestruturas lineares, neste caso em concreto no IP2, em várias espécies de fauna, bem como promover a criação, ao longo das mesmas, de uma Infraestrutura Verde de suporte ao incremento e conservação da biodiversidade.

Com um investimento associado de cerca de 230 mil euros e um prazo de execução de 90 dias, a empreitada consiste na instalação de rede de vedação no troço do IP2, entre o quilómetro 210 e o quilómetro 226.

Ao longo dos 16 quilómetros da estrada, será removida a vedação existente e substituída por uma vedação de malha progressiva de modo a que estas impeçam a passagem animais para a área da plena via e nós de acesso, delimitando os contornos da zona afeta à estrada em causa.

A vedação será reforçada com uma rede adicional, com malha mais apertada, visando os animais de pequeno porte, a qual será acoplada à rede principal e dobrada em “L” com a base enterrada, o que impede a existência de espaçamentos entre o solo e a rede, e dificulta as tentativas de escavação sob a rede, ação muito característica de algumas espécies.

A intervenção inclui ainda a colocação de portões basculantes de 500 em 500 metros.

A Infraestruturas de Portugal integra desde a primeira hora o Projeto LIFE Lines, tendo já desenvolvido e implementado várias soluções de proteção da biodiversidade nas infraestruturas rodoviárias sob sua gestão direta.

O LIFE Lines é um projeto coordenado pela Universidade de Évora, e que tem como parceiros a Infraestruturas de Portugal, as Câmaras Municipais de Évora e Montemor-o-Novo, a Marca, que é uma Associação de Desenvolvimento Local, a Quercus, Associação Nacional de Conservação da Natureza, e as Universidades de Aveiro e do Porto (Faculdade de Ciências).

Informação mais detalhada sobre o Projeto LIFE Lines clicando aqui.

 

 




Comentários

pub