Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Um grupo de profissionais da cultura e das artes vai promover uma vigília, esta quinta-feira, 21 de Maio, das 9h00 às 19h00, na rampa do Teatro das Figuras, em Faro. O objetivo é reivindicar «mais apoios, principalmente estatais», numa altura em que os efeitos da Covid-19 se fazem sentir nestes setores.

Esta é uma iniciativa que se vai realizar em vários pontos do país.

A vigília vai acontecer, em Lisboa, em frente à Assembleia da República, e noutros locais como Faro, Funchal, Caldas da Rainha, Setúbal, Almada, Porto, Aveiro, Évora, Vila do Conde, Coimbra e Santa Maria da Feira.

jf-quarteira

Ao Sul Informação, o ator João de Brito, que é o porta-voz da iniciativa no Algarve, explicou que os profissionais da cultura e das artes estão a ser «afetados pela pandemia da Covid-19 e este é o momento de reivindicarmos mais apoios», até porque o «que já foi divulgado é pouco».

 

Sul Informação

 

Segundo os organizadores, numa nota divulgada à comunicação social, «esta é uma ação consciente» e que cumprirá «as normas de segurança devido à pandemia da Covid-19».

«Será, por isso, dividida em turnos de 10 pessoas que se vão revezando, fazendo assim cumprir a regra do distanciamento social», explica.

No Algarve, segundo João de Brito, já há cerca de 25 pessoas inscritas, de profissionais ligados ao teatro, à música, às artes plásticas e até técnicos.

A Vigília Cultura e Artes pretende, assim, dar visibilidade à «luta travada por todos os profissionais da cultura e das artes que ficaram sem qualquer fonte de rendimento ou que, perante as escassas medidas implementadas pelo Estado e Ministério da Cultura, não encontraram apoio suficiente».

A aprovação de um fundo de emergência efetivamente capaz de fazer face à presente situação, o reconhecimento das profissões ligadas à cultura, a criação de um estatuto que garanta uma proteção eficaz a todos os que nelas trabalham e a criação de uma política cultural ajustada às necessidades do setor são algumas das reivindicações que estão na base desta vigília.

festas da cidade de olhao
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Voo Inaugural Nova Iorque Faro United Airlines 2025_HR (9)

Algarve tem de «saber aproveitar» o «enorme potencial» da rota aérea para Nova Iorque

Alguns dos responsáveis pela Rede Azul

Rede Azul apoia a criação artística do Algarve e a sua itinerância por toda a região

Foto: ACTA

ACTA estreia 88ª produção baseada no “Sermão de Santo António aos Peixes”