Municípios do Litoral Alentejano criam plano de apoio às micro, pequenas e médias empresas

Apoiar o tecido empresarial é «uma das principais prioridades da CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral»

A CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral criou um plano de apoio às micro, pequenas e médias empresas para as ajudar devido à pandemia da Covid-19. 

Apoiar o tecido empresarial é «uma das principais prioridades da CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral e dos cinco municípios que a integram: Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines».

Neste sentido foi criado um ambicioso programa de colaboração e apoio às empresas da região, em parceria com a consultora Deloitte, e cujo arranque está marcado para 19 de Maio, com a disponibilização de uma linha de atendimento gratuita para o registo de solicitações das PME.

O programa inclui um conjunto de serviços especializados na área da gestão, fiscalidade, jurídica e operacional, para auxiliar as empresas na tomada de decisão e implementação de medidas de resposta durante todo o ciclo de gestão de crise que as empresas enfrentam.

«Tendo em conta o atual cenário de crise por todos vivido, uma situação sem precedentes, os cinco municípios do Litoral Alentejano colocaram-se de imediato numa posição solidária com o tecido empresarial da região, considerando urgente a adoção de medidas não só de proteção, mas que vão mais além no auxílio às pequenas e médias empresas, que representam uma enorme fatia da economia local», explica Vítor Proença, presidente da CIMAL e do município de Alcácer do Sal.

«É nosso grande objetivo conseguir mitigar ao máximo todos os efeitos que os empresários estão a sentir neste momento de crise. Sentimos que ao criar esta plataforma em colaboração com a Deloitte, uma empresa com larga experiência no mercado, vamos conseguir chegar a um grande número de empresários que, neste momento, atravessam momentos difíceis decorrentes da crise causada pela Covid-19», acrescenta o presidente da CIMAL.

O projeto incluiu a constituição de uma equipa multidisciplinar de cariz municipal – composta por representantes dos cinco municípios do Litoral Alentejano, da CIMAL e da Deloitte.

Disponibilizar informação prática ao nível das obrigações fiscais e incentivos (como medidas de apoio à tesouraria, acesso a linhas de crédito, medidas de continuidade de negócios e emprego), bem como ao nível do direito do trabalho e empresarial (como medidas laborais de apoio a empresas e trabalhadores, regimes de lay-off, processos de execução) é um dos objetivos.

Também será partilhado conhecimento especializado, em termos de negócio, finanças, recursos humanos, comunicação, propondo medidas de emergência a aplicar de imediato, de forma a limitar o impacto financeiro.

A isto junta-se a identificação de medidas de curto-prazo que permitam operar o negócio e a recomendação de outras que visem retomar a normalidade dos negócios.

«É para nós, os cinco municípios do Litoral Alentejano, urgente atuar de forma rápida e eficaz na resposta às necessidades das PME do território. Temos felizmente um grande número de empresários bastante empenhados em conseguir manter a sustentabilidade do seu negócio e em garantir a continuidade dos postos de trabalho durante estes tempos difíceis, com os quais se deparam», diz Vítor Proença.

«Estes empresários revelam neste momento uma grande capacidade de resistência e resiliência. Queremos, com a implementação desta plataforma, mostrar que podem contar com os autarcas para ultrapassar a crise sentida», conclui.

 

 




Comentários

pub