Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

José Apolinário foi nomeado pelo primeiro-ministro como coordenador no Algarve da execução da situação de calamidade declarada pelo Governo, depois de ter sido, durante quase um mês, o responsável regional pela resposta à Covid-19, no âmbito do estado de emergência.

Num despacho publicado esta sexta-feira em Diário da República, datado de segunda-feira, o gabinete de António Costa oficializou os cinco secretários de Estado que serão coordenadores regionais durante a fase de situação de calamidade, entre os quais se conta o algarvio José Apolinário, secretário de Estado das Pescas.

Tal como aconteceu no Algarve, também nas outras quatro regiões de Portugal Continental se mantêm os mesmos coordenadores.

inframoura cada gota importa

No Alentejo, o coordenador será Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado Adjunto e da Defesa, enquanto em Lisboa e Vale do Tejo foi novamente escolhido Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.

João Paulo Rebelo, responsável pelas pastas da Juventude e Desporto, coordenará a resposta no Centro, e Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade, no Norte.

Segundo o despacho hoje publicado, aos membros do Governo escolhidos cabe, desde logo, «a coordenação horizontal de entidades, organismos ou serviços de âmbito regional ou distrital da administração direta e indireta do Estado, necessários no combate à pandemia Covid-19», promovendo a articulação de todas as estruturas desconcentradas do Estado existentes na respetiva região.

Outras incumbências que os coordenadores regionais terão são «a articulação e interlocução com as autarquias locais e as diversas entidades dos setores social e económico na respetiva NUT II [região]», bem como «a articulação com a Estrutura de monitorização da situação de calamidade, coordenada pelo Ministro da Administração Interna».

Estas nomeações têm em conta «a cessação da vigência do estado de emergência, bem como a declaração da situação de calamidade», que «impõe igualmente uma coordenação eficiente das entidades, organismos e serviços da administração direta e indireta do Estado, bem como a articulação com as autarquias e os setores social e económico».

A decisão produziu efeitos a 3 de Maio.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44




Banner lateral albufeira
zoomarine

Também poderá gostar

Sul Informação - Ordem dos Engenheiros Região Sul garante patrocínio da Presidência da República para prémio jovem

Ordem dos Engenheiros Região Sul garante patrocínio da Presidência da República para prémio jovem

Sul Informação - Dia 21 de julho foi o mais quente já registado no mundo

Alentejo sob aviso vermelho e Algarve a laranja devido ao calor que começará a diminuir

Sul Informação - Projeto que promove inclusão de pessoas com deficiência foi lançado em Faro

Projeto que promove inclusão de pessoas com deficiência foi lançado em Faro