Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras faro

Depois de ter acolhido 15 trabalhadores romenos que foram impedidos de entrar em Espanha, por não terem uma situação contratual definida, a Câmara Municipal de Castro Marim conseguiu esta quinta-feira encontrar uma solução com a Embaixada da Roménia.

O grupo teria chegado ao Aeroporto de Lisboa no sábado e, depois de ter sido impedido de passar a fronteira em Caia e na Ponte Internacional de Castro Marim, chegou à vila a pé, onde, por razões humanitárias, foram acolhidos por esta autarquia.

«Apesar da tentativa autárquica de resolver a situação com Espanha, a rigidez do acordo da fronteira, que permite apenas a circulação de mercadorias e trabalhadores transfronteiriços, não foi ultrapassada», explica a Câmara algarvia.

são brás de alportel

Foram depois «encetados todos os esforços junto de outros organismos estatais», mas o Município de Castro Marim só conseguiu resposta da Embaixada da Roménia, que assegurou o acolhimento do grupo em Castelo Branco, «local para onde partiram no final desta tarde, em transporte cedido pela autarquia».

Certificando-se da realização de testes ao Covid-19, todos com resultado negativo, o Município de Castro Marim acolheu o grupo de trabalhadores no Pavilhão Municipal desde terça-feira, tendo sido providenciada dormida, alimentação e as condições de higiene necessárias à sua permanência.

A Câmara de Castro Marim termina o seu comunicado agradecendo e reconhecendo «o esforço e o empenho de todos os envolvidos na resolução da situação – a GNR de Castro Marim, a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, o delegado de saúde local e os colaboradores do Município, que fora do âmbito das suas funções, garantiram o bem-estar dos 15 trabalhadores e a melhor resolução do problema».

 

Sul Informação

 

 




Banner lateral albufeira
teatro das figuras faro

Também poderá gostar

Sul Informação - Marcelo visitou bombeiro de Odemira internado no Hospital de Santa Maria

Marcelo pede talento em decisões sobre imigração sem prejudicar presença de Portugal no mundo

Sul Informação - Ministra da Administração Interna defende unidade de estrangeiros e fronteiras na PSP

Ministra da Administração Interna defende unidade de estrangeiros e fronteiras na PSP

Eurocidade Guadiana

VRSA, Castro Marim e Ayamonte ponderam estratégia comum de planeamento urbanístico