Direção Regional de Cultura e Câmara de Beja assinam protocolo para obras no Museu Regional Rainha D. Leonor

DRCAlentejo criou uma linha gráfica de sinalética “Stop Covid”

Museu Regional de Beja D. Leonor – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A Direção Regional de Cultura do Alentejo e o Município de Beja comemoram esta segunda-feira, 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus, com a assinatura, às 15h00, do Protocolo de Colaboração relativo ao Museu de Beja, para lançar as obras de conservação e recuperação deste museu regional.

As obras deverão avançar com a colaboração da Associação Portas do Território e financiamento através da CIMBAL/Alentejo 2020.

Neste Dia Internacional dos Museus, que tem como tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, a diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, e a presidente do ICOM Portugal, Maria de Jesus Monge, visitarão simbolicamente o Museu Regional de Beja – Rainha D. Leonor, assinalando a sua reabertura em pleno, sem alteração de horário ou restrições de áreas visitáveis​, neste que é o primeiro Dia Internacional dos Museus em que aquela estrutura museológica está integrada na DRCAlentejo.

 

Sítio Arqueológico de S. Cucufate

Este é também o dia em que reabrem ao público os equipamentos culturais, monumentos e sítios arqueológicos que estão afetos àquela direção regional, em muitos casos em colaboração com vários Municípios da região.

Para que se promovam as condições de saúde e de segurança necessárias, a DRCAlentejo criou uma linha gráfica de sinalética “Stop Covid”, a instalar nos equipamentos culturais sob a sua tutela, com as regras que decorrem das normas do Plano de Contingência que definiu, em conformidade com as indicações da DGS e da secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural e com as recomendações do ICOM e do ICOMOS (organismos internacionais consultores da UNESCO para os Museus e para os Monumentos e Sítios, respetivamente).

Assim, a partir de 18 de Maio, entre os equipamentos que vão reabrir, encontram-se o Museu Regional de Beja – Rainha D. Leonor, a Casa de Burgos, a Igreja do Salvador, os castelos de Amieira do Tejo, Elvas e Viana do Alentejo, os Sítios Arqueológicos de S. Cucufate, Miróbriga e Torre de Palma, as igrejas de S. Francisco (Portalegre) e do Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, a Sé de Évora e a Torre do Castelo de Evoramonte.

Para mais informação sobre horários e outras atualizações, deve ser consultada a página da DRCAlentejo na internet.

A linha gráfica de sinalética criada, “Stop Covid”, incide na obrigatoriedade do uso de máscara para o acesso ou permanência nos equipamentos culturais em questão, bem como na necessidade de se manter o distanciamento social recomendado, de 2 metros.

Comentários

pub