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O Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) decidiu certificar o Sistema Interno de Garantia da Qualidade da Universidade do Algarve (UAlg) pelo período de seis anos.

«Este reconhecimento é da maior importância porque a garantia da qualidade é um princípio fundamental na estratégia da Instituição», diz a UAlg.

Para o reitor Paulo Águas, este reconhecimento «resulta do compromisso de toda a comunidade académica com a qualidade e melhoria contínua do desempenho da instituição em todas as vertentes da sua missão».

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Na sua opinião, «hoje somos diferentes, para melhor, estando na linha da frente das boas práticas a nível nacional. A obtenção da certificação plena não é um ponto de chegada, mas tão só mais uma etapa numa caminhada contínua de melhoria da qualidade dos nossos processos».

A política institucional para a qualidade da Universidade do Algarve encontra-se «associada à missão e estratégia de desenvolvimento da Instituição, pelo que o Sistema Interno de Garantia da Qualidade da UAlg se baseia, na sua essência, em dois documentos, o Manual da Qualidade e o Plano Estratégico, que são coadjuvados por um terceiro documento, o Plano Anual de Atividades».

O Sistema Interno de Garantia da Qualidade da UAlg tem como função garantir a qualidade e melhoria contínua da Instituição, no âmbito de cada uma das vertentes nucleares da sua missão e das áreas transversais que as suportam: o ensino e a aprendizagem, a investigação e o desenvolvimento, a colaboração interinstitucional e com a comunidade, a internacionalização, as políticas de gestão do pessoal e os serviços de apoio.

Tal só se torna possível através de um plano de monitorização contínua e de uma ação participativa de todos os intervenientes.

Deste modo, a «UAlg assume formalmente o seu compromisso com a garantida da qualidade e melhoria contínua das suas atividades, alinhada com os princípios da A3ES para os Sistemas Internos de Garantia da Qualidade nas Instituições de Ensino Superior».

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