Centro d’Artes de Aljustrel torna-se “fábrica” de equipamento de proteção

Estão a ser produzidas viseiras e máscaras

O Centro d’Artes de Aljustrel transformou-se numa fábrica de produção equipamento de proteção individual, para dar uma ajuda no combate à Covid-19 neste concelho do Algarve.

O espaço cultural, que ocupa a antiga casa de administradores da mina é o centro nevrálgico de um projeto da Câmara de Aljustrel, que visa produzir material «essencial» no combate a esta doença.

Numa primeira fase, foram criadas «viseiras de rosto, mas apenas em 3D, com base na cedência de um modelo sueco que foi adaptado pela Associação Local Buinho e através de um acordo de parceria, que permitiu a transferência de know-how».

Mais tarde, começou a produção de viseiras «também em policarbonato, de modo a acelerar a produção, mas ainda a qualidade e quantidade, recorrendo-se ao modelo desenvolvido por uma empresa do concelho, a Rectângulo Vermelho, e que foi adaptado por técnicos do município».

 




Este trabalho é realizado desde há cerca de um mês, «recorrendo-se a impressoras 3D com filamento PLA e PETG, que permitem executar os suportes onde encaixam as folhas de acetato, mas também em policarbonato, utilizando a máquina de corte laser (Laser Cutter), uma vez que recorta suportes em acrílico, onde, posteriormente, encaixam também folhas de acetato, que permitem proteger a face dos utilizadores.

Os equipamentos produzidos estão a ser doados «a instituições de solidariedade social, unidades hospitalares, associações de bombeiros, GNR, entre outras entidades públicas, do concelho e da região», sendo que já foram entregues «mais de 800 viseiras de rosto», segundo a Câmara de Aljustrel.

Entretanto, a Câmara também começou a produzir máscaras sociais de proteção, utilizando tecidos como TNT (Tecido não Tecido), algodão e elásticos. Este projeto contou com a doação de uma empresa local, a Boutique da Moda, «de material específico para esta produção» e conta «com o apoio precioso e solidário de um grupo de voluntários locais e elementos da Universidade Sénior de Aljustrel (USA)».

Comentários

pub