Cante, viola campaniça e vinho de talha podem tornar-se Maravilhas da Cultura Popular

Painel de especialista elegerá agora sete patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais

A viola campaniça, o cante alentejano, a FACECO e o vinho de talha podem vir a ser uma da 7 Maravilhas da Cultura Popular. O distrito de Beja tem 13 nomeados, para este concurso, nas suas diversas categorias. 

No total, nesta fase, a organização das 7 Maravilhas de Portugal recebeu 504 candidaturas que foram avaliadas pelo Conselho Científico, acabando por atribuir o selo de nomeado a 471 (13 delas no Alentejo).

As categorias a concurso são: Artesanato, Lendas e Mitos, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes, Procissões e Romarias e Artefactos.

 

Escola de Viola Campaniça de São Martinho das Amoreiras

 

O concelho de Odemira é o mais representado com quatro candidaturas que acabaram por ser nomeadas. São elas a viola campaniça (artefactos), o cante ao baldão acompanhado de viola campaniça (músicas e danças) e ainda a pesca artesanal no Litoral Alentejano (rituais e costumes).

Também o grande certame de São Teotónio está nomeado. Falamos da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, na categoria Festas e Feiras.

Passando para Serpa, tem três nomeações: o inevitável Cante Alentejano, Património da Humanidade e símbolo de uma região (Músicas e danças), as Santas Cruzes (Procissões e Romarias) e, ainda, o Jordão (Rituais e Costumes), uma tradição que ainda se cumpre em Pias, onde se continua a “montar” o Jordão, na altura dos santos populares.

Vidigueira, por sua vez, tem, no rol de nomeados, a abertura das talhas – vinho de Talha (Rituais e Costumes) e as bonecas do Manuel Carvalho “Os Alentejanos” (Artesanato).

 

Bonecas do Manuel Carvalho – “Os Alentejanos”

 

Na lista de nomeações do distrito de Beja há outras tradições presentes. São exemplos o cante ao despique com viola campaniça, encabeçado por Ourique, na categoria Músicas e Danças, e as botas alentejanas (Cuba), para os artefactos.

As talhas de Beringel também estão nomeadas, fruto de uma candidatura conjunta da Câmara de Beja e da Freguesia de Beringel, na categoria artesanato.

Agora, escolhidos os nomeados, o painel de especialistas vai avaliar as candidaturas e os resultados serão conhecidos a 7 de Junho, com atraso de um mês, em virtude dos constrangimentos causados pela Covid-19.

Nessa fase, o painel de especialistas, composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas, elegerá sete patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais.

A 7 de Junho serão igualmente divulgadas as próximas etapas do concurso, que estão neste momento condicionadas à evolução da pandemia causada pela Covid-19.

«Acreditamos que Portugal e o Mundo vão ultrapassar esta crise e que no Verão será altura de fazer o país ressurgir, de puxar para cima as nossas características únicas, as nossas inesgotáveis maravilhas, a nossa cultura popular baseada em vivências e saberes únicos que têm feito de Portugal a nação que todos adoramos e que também os turistas estrangeiros se habituaram a desfrutar», diz Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

«A eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular é, por isso, uma grande oportunidade. Como profundos conhecedores e promotores de todos os patrimónios que constroem a nossa identidade nacional, fazemos votos para que existam condições para voltarmos ao contacto com o grande público, na defesa daquilo que é nosso, que nos diverte e que representa a nossa herança enquanto povo», conclui.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 




 

Comentários

pub