Água do Alentejo inaugura reservatório na Aldeia de Palheiros e ligação a Santa Luzia

Investimento ultrapassou o milhão de euros

O reservatório de água da Aldeia de Palheiros, que vai garantir abastecimento desta localidade do concelho de Ourique, mas também a Moinhos de Vento, no emsmo concelho, e A-dos-Neves, no concelho de Almodôvar, bem como a conduta de ligação ao Reservatório de Santa Luzia, que servirá povoações de Odemira, foram inaugurados na quarta-feira.

Segundo a empresa Águas Públicas do Alentejo, o Reservatório Elevado da Aldeia de Palheiros «destina-se a assegurar o abastecimento de água à Aldeia de Palheiros a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Monte da Rocha e envolveu a construção de uma estação elevatória, uma conduta com 8,3km e um reservatório elevado na Aldeia de Palheiros, com uma capacidade de 250m3, num investimento total de cerca de 843 mil euros».

«A entrada em funcionamento destas infraestruturas vai permitir melhorias nas condições de transporte de água a partir do Sistema do Monte da Rocha – designadamente através da substituição da conduta adutora da ETA do Monte da Rocha a Cerro Ruivo – e garantir o abastecimento a todas as povoações que se encontram no eixo Ourique-Almodôvar, nomeadamente Aldeia de Palheiros, no concelho de Ourique, Moinhos de Vento e A-dos-Neves, no concelho de Almodôvar», acrescentou a empresa.

 




A conduta de ligação ao Reservatório de Santa Luzia, «destina-se a assegurar o abastecimento de água ao Reservatório de Santa Luzia, a partir de água produzida na ETA do Monte da Rocha. A conduta construída entre Garvão e Santa Luzia, servirá para abastecer várias povoações do município de Odemira, tendo sido também efetuada uma reabilitação do recinto do reservatório no âmbito desta, num investimento total de cerca de 200 mil euros».

As intervenções fazem parte de um plano de investimentos que a Águas Públicas do Alentejo está a realizar, que ascendem aos 7,1 milhões e euros, cofinanciado pela União Europeia através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR).

 

Fotos: Águas do Alentejo

Comentários

pub