Serpa dá apoio extra às IPSS para compensar custos com a Covid-19

Apoio é de 9331 euros

A Câmara de Serpa vai atribuir um apoio pontual de 9331 euros às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Serpa, para as ajudar a suportar despesas extra decorrentes do combate à pandemia.

Na reunião de Câmara de 15 de Abril foi aprovada uma proposta do Gabinete de Ação Social e Educação da autarquia que prevê a «comparticipação de 50% das despesas pelas instituições comunicadas à data e efetuadas a partir de Março (mês de ativação do plano de emergência nacional, no âmbito da pandemia Covid 19), mediante subsidio a atribuir a cada uma das instituições».

Ao todo, lembra a autarquia, há no concelho seis IPSS, com valências ERPI (Estrutura Residencial para Idosos), SAD (Serviço de Apoio Domiciliário) e cuidados continuados, que dão apoio a cerca de 600 idosos e com cerca de 270 trabalhadores.

Com a pandemia de Covid-19, estas instituições viram «as suas despesas de funcionamento acrescidas, nomeadamente no que concerne a materiais e equipamentos de proteção individual, limpeza, higienização e desinfeção dos equipamentos».

É por estar «consciente das fragilidades financeiras das instituições que dão apoio a muitos idosos do concelho» que a Câmara aprovou dar este apoio, que se junta ao suporte «técnico, logístico e material já realizado».

A Câmara de Serpa está a acompanhar diariamente as IPSS do concelho «e tem estado a colaborar com estas instituições, tendo feito chegar a todas materiais fundamentais neste momento, nomeadamente viseiras de proteção, máscaras, luvas e gel desinfetante».

Comentários

pub