Município de Beja prepara espaços para eventual aumento de casos de Covid-19

Pavilhões, hotéis, quartel, pousada da juventude, seminário estão preparados

Até ontem, 3 de Abril, o concelho de Beja registava 3 casos positivos de Covid-19, segundo a informação avançada, nesta sexta-feira, pelo boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde.

Tendo em conta “a evolução da situação epidemiológica da pandemia por Covid-19, em todo o território nacional e no concelho de Beja” e “a elevada probabilidade de ocorrer uma situação de acidente grave ou catástrofe no município”, a Comissão Municipal de Proteção Civil deliberou a ativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Beja.

Segundo explica o presidente da autarquia bejense, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil para o Covid-19 prevê espaços para quarentenas de comunidades migrantes, de diferentes etnias ou outra, bem como espaços para alojamento de pessoal do setor da saúde, espaços para idosos/lares se necessário e, também, assegura uma resposta para contingentes suplementares de Bombeiros que tenham de vir até Beja.

Quanto aos espaços destinados a eventuais quarentenas de comunidades migrantes, estão preparados o Pavilhão da Escola de Santa Maria (50 pessoas), o Pavilhão da Escola Superior de Educação, do instituto Politécnico de Beja (30 pessoas) e, ainda, o Pavilhão Municipal João Serra Magalhães (50 pessoas).

 

 

Paulo Arsénio refere que, destinados aos profissionais de saúde, estão o Hotel Francis e o Hotel Santa Bárbara.

No que toca a espaços dedicados a idosos e utentes de lares, se necessário, o autarca revela que, em articulação com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), será disponibilizada a Pousada da Juventude da cidade (32 pessoas), o Seminário Diocesano de Beja (42 pessoas), o Regimento de Infantaria nº1 (200 pessoas) e, ainda, o Pavilhão dos Sabores, localizado no Parque de Feiras e Exposições de Beja (80 pessoas).

De forma a responder a previsíveis contingentes suplementares de Bombeiros que tenham de acorrer a Beja, será disponibilizado o Regimento de Infantaria nº1 (até 50 bombeiros).

“Em stand-by para qualquer necessidade”, frisa o presidente do município bejense, está a Base Aérea nº11.

Esperando que estas respostas não venham a ser necessárias – com exceção dos espaços utilizados pelos profissionais de saúde – Paulo Arsénio deixa o seu agradecimento “a todas as instituições públicas e privadas que disponibilizaram já as suas instalações para eventuais necessidades”.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

Comentários

pub