Moura: Forças de segurança restringem saídas do Bairro Espadanal

O Governo, em articulação com o poder local, garante que se vai vai manter «atento às necessidades das populações mais vulneráveis»

As forças de segurança estão a restringir as saídas do Bairro Espadanal, em Moura, depois de 33 habitantes terem testado positivo para a Covid-19, anunciou este domingo, 12 de Abril, o Governo.

Num comunicado dos ministérios da Presidência e da Saúde, é explicado que Cláudia Pereira, secretária de Estado para a Integração e as Migrações, António Sales, secretário de Estado da Saúde, e Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional e coordenador da execução das medidas de combate à pandemia da Covid-19 para o Alentejo, «desenvolveram um conjunto de medidas de apoio às populações ciganas» residentes neste bairro de Moura.

Tudo foi feito «em articulação com o interlocutor do Ministério da Saúde para as populações com vulnerabilidade, o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo e as Câmaras de Moura e Beja».

De imediato, o ACM contactou a autarquia bem como outros intervenientes locais – como os mediadores interculturais e o pastor da Igreja Evangélica que serve a população.

Posto isto, a autarquia mourense «procedeu à desinfestação do bairro, sensibilizando a população» e, em articulação com a Administração Regional de Saúde do Alentejo e as Forças de Segurança, «decidiu-se manter as famílias em casa, garantindo resposta às necessidades prementes: alimentação, medicação, receituários e cuidados de saúde».

Além disto, a Câmara de Moura «colocou um novo reservatório de acesso para a população, ainda que as habitações tenham água canalizada».

Com vista à prevenção, também foram tomadas medidas no Bairro das Pedreiras, no concelho de Beja, cuja autarquia havia já promovido, em Março, uma limpeza profunda em colaboração com a população cigana.

«Durante a próxima semana, vai realizar-se nova ação de desinfeção do bairro, com a colaboração da União de Freguesias de Salvador e Santa Maria da Feira», diz a nota do Governo.

«O Bairro das Pedreiras recebe semanalmente um mediador do ACM, contratado pelo município, que realiza habitualmente ações de formação e sensibilização, sendo que também a Câmara Municipal organizou uma extensa ação de informação sobre a pandemia, com técnicas de ação social, no passado dia 24 de Março».

O Governo, em articulação com o poder local, garante que se vai vai manter «atento às necessidades das populações mais vulneráveis perante a pandemia, entre as quais se encontram algumas comunidades ciganas».

Comentários

pub