Mértola confirma primeiro caso de Covid-19 numa idosa de Santana de Cambas

Utente está internada no Hospital de Beja

Uma utente do Centro Social dos Montes Altos, freguesia de Santana de Cambas, que está internada no Hospital de Beja, é o primeiro caso confirmado de Covid-19 no concelho de Mértola, confirmou a Câmara Municipal desta vila alentejana.

O autarca Jorge Rosa informa, em publicação na página de Facebook do Município, que, «após a confirmação oficial pela Direção Geral de Saúde, foram de imediato acionados os procedimentos adequados à situação».

As instalações do Centro Social dos Montes Altos «foram encerradas, e os/as utentes e funcionários/as irão permanecer no interior do edifício, até serem efetuados os testes a todos e a todas».

A coordenação da situação é da responsabilidade da Direção Geral de Saúde, «a qual começou imediatamente a realizar testes aos/às utentes e aos/às funcionários/as», acrescenta o presidente da Câmara de Mértola.

Por isso, Jorge Rosa recomenda a todos «que se mantenham em isolamento profilático e serenos, até serem divulgados os resultados dos testes efetuados à Covid-19», acrescentando que a Câmara Municipal irá divulgar toda a informação «logo que tenha conhecimento dos resultados oficiais».

Segundo o Jornal de Notícias, a utente é uma mulher de 95 anos, que até estava internada no Hospital de Beja, na sequência de uma queda que sofreu no lar do Centro Social no passado sábado.

De início, a senhora foi transportada para o Centro de Saúde de Castro Verde numa viatura da instituição, tendo depois sido levada pelos Bombeiros Voluntários de Ourique para o Hospital de Beja, onde foi submetida a uma intervenção cirúrgica. Foi aí que lhe fizeram o teste da Covid-19, cujo resultado deu positivo.

O JN confirmou ainda, junto de fonte dos Bombeiros Voluntários de Ourique, que os três elementos da corporação que fizeram o transporte da idosa para Beja já estão em isolamento, aguardando que lhes sejam feitos os testes de despistagem.

Comentários

pub